
- Atualizado há 3 dias
O vereador de Curitiba Eder Borges (PL) denunciou um caso de possível exploração infantil no calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro, após flagrar crianças, uma delas com cerca de oito anos, pedindo esmola desacompanhadas. As imagens foram registradas pelo parlamentar e divulgadas nas redes sociais na segunda-feira (8). Ele disse que encaminhará o caso ao Ministério Público do Paraná (MPPR) e ao Conselho Tutelar.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
No vídeo, o vereador relatou que as crianças apresentaram respostas contraditórias ao serem questionadas sobre a presença de responsáveis. Em determinado momento, uma delas afirma que o adulto teria ido ao banheiro, mas não retorna. “Deixar você sozinho só com oito anos?”, questiona o parlamentar. Ele também relata que a situação ocorre com frequência no Centro da cidade.
Assista ao vídeo:
Em seguida, Borges chega até as supostas responsáveis. Ao perceberem que estavam sendo filmadas, as pessoas que acompanhavam as crianças, que seriam as mães, tentam impedir a gravação. “Não precisa gravar nós, abaixa esse celular”, diz uma mulher que aparece nas imagens. Na sequência, os adultos que estariam ligados às crianças deixam o local rapidamente. “Estão fugindo por quê? Estão devendo?”, indagou o vereador no vídeo.
O parlamentar afirma que episódios como esse expõem crianças a riscos e configuram possível exploração para a prática de mendicância, considerada violação grave dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “A gente tenta ajudar crianças tão pequenas, que ensinam a pedir esmola e as tratam com tamanha crueldade”, disse.
Segundo o vereador, a denúncia formal será protocolada para que sejam adotadas as medidas cabíveis de proteção às crianças e responsabilização dos adultos envolvidos.