- Atualizado há 5 dias
O Justiça no Bairro de Pinhais, que faz parte da comemoração do aniversario de 33 anos da cidade da Região Metropolitana de Curitiba, é um evento em que muitos sonhos são realizados. O caso da jovem Ketlen Cristina de Oliveira, de 34 anos, agora Ketlen Cristina de Oliveira Bressani, emociona e mostra a importância da feira de serviços, que aconteceu neste sábado (29).
Ketllen foi abandonada pela mãe com 19 dias e adotada pelos pais José Rafael Bressani, de 66 anos. Maria de Fátima Bressani, de 61. “Sempre quis ter o sobrenome deles e hoje o sonho foi realizado. Surgiu essa oportunidade e eu corri e atrás. Estou emocionada com isso, agora posso mostrar o documento e falar: ‘olha o nome dos meus pais’. Eu sempre quis ter o registro, mas nunca tive essa oportunidade. Tenho um pai e minha mãe que me criaram e agora tenho o sobrenome deles: Bressani”, disse ao Portal Nosso Dia.
O pai de Ketlen, José Rafael Bressan, destacou o sentimento de felicidade com a conquista da filha. “A gente veio fazer a paternidade da minha filha, porque somos pais adotivos. Ela sempre manifestou desejo de ter o nosso nome e agora deu certo”, falou.
O Justiça no Bairro aconteceu no Complexo Aníbal Khury, no bairro Alto Tarumã. A iniciativa ofereceu uma série de atendimentos à população, integrando ações de cidadania, saúde, assistência social, regularização fundiária, trânsito e segurança pública. O evento foi realizado pela Prefeitura de Pinhais em parceria com o Sesc Cidadão, Tribunal de Justiça do Paraná e Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju/PR).
A desembargadora do Tribunal de Justiça, Joeci Machado Camargo, idealizadora do Justiça no Bairro, destacou que muitas pendências são resolvidas durante o evento. “O cidadão consegue regularizar muitas pendências, como fazer uma carteira de identidade. Muitas pessoas nasceram no Norte do país e hoje o município é outro. Temos casos de divórcio, reconhecimento de paternidade, dentre outras várias ações. As pessoas esperam o ano todo para isso”, ressaltou.
A diretora de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Prefeitura de Pinhais, Márcia Regina Ferreira da Silva, também destacou os serviços oferecidos. “É um trabalho que atende toda a família. Vacinação, posto de identificação, serviços de convivência, família acolhedora, conselhos municipais e vários serviços, além da Justiça. Todos reunidos em um só dia para atender ao cidadão”, lembrou.
E muitos moradores de Pinhais saíram satisfeitos com o atendimento. É o caso do motorista José Marcos, do bairro Maria Antonieta. “Eu dou nota 1 mil para o Justiça no Bairro. Fiz a identidade dos meus três filhos, esposa, fiz transferência da conta de água, tudo hoje. Atendimento excelente, pessoal maravilhoso. Quem não veio, perdeu essa chance”, disse.