- Atualizado há 15 segundos
A empresa Rumo, responsável pelo trem que se envolveu em um acidente com um motociclista morto na manhã desta quinta-feira (8), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, emitiu uma nota em que acusa o motorista do caminhão, atingido primeiramente pela locomotiva, de ter sido o culpado pela batida. A Rumo também enviou um vídeo que mostra que o maquinista acionou os dispositivos sonoros antes da colisão.
Segundo a concessionária, o caminhão desrespeitou às leis de trânsito, atravessou a preferencial de uma Passagem em Nível devidamente sinalizada, levando à colisão que envolveu o trem e mais três veículos, além do próprio caminhão.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“O maquinista do trem acionou a buzina e os freios de emergência, mas não foi possível evitar o impacto devido ao peso e tamanho da composição. A concessionária ressalta que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a linha férrea sempre tem preferência, sendo infração gravíssima atravessar uma Passagem em Nível sem parar previamente”, diz a nota.
Sobre a não sincronia do sinal no cruzamento, uma vez que a Prefeitura de Pinhais disse que busca uma solução para isso, a Rumo afirmou que não tem responsabilidade pela operação dele.
Motoristas alegam que não ouviram alerta sonoro
Motoristas que sobreviveram ao grave acidente ocorrido nesta quinta-feira (8) em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, afirmaram que não ouviram qualquer sinal sonoro que indicasse a aproximação do trem no momento da colisão, segundo a Polícia Civil.
Durante coletiva de imprensa, o delegado Lucas Maia, da Polícia Civil do Paraná (PCPR), confirmou que os depoimentos colhidos até o momento apontam a ausência de alerta sonoro como um dos principais elementos a serem investigados. “As testemunhas mencionaram que não ouviram buzina ou qualquer sinal que alertasse sobre a chegada do trem”, disse.
Além dos depoimentos, a PCPR já solicitou laudos periciais e segue colhendo informações técnicas e imagens de câmeras da região para esclarecer as causas do acidente.
A Prefeitura de Pinhais se manifestou em nota a respeito do acidente e informou que prestou toda a orientação e auxílios para a normalização do trânsito do local. “Em face de um acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (8), na linha férrea que passa pelo cruzamento das Avenidas Iraí com Ayrton Senna e Camilo di Léllis, a Prefeitura de Pinhais ressalta que prestou todas as orientações e auxílios necessários para a normalização do trânsito. Desde o início do acontecimento, equipes da Guarda Municipal e Defesa Civil estiveram no local e demais pontos orientando motoristas e pedestres”.
A Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Seset) salientou ainda que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo Artigo 212, prevê infração gravíssima para o condutor que deixar de parar o veículo antes de transpor linha férrea, que tem sempre a preferência.
“Importante ressaltar que a sinalização viária no local, tanto horizontal quanto vertical, se encontra em condições adequadas. Ademais, um funcionário da empresa Rumo, que administra a ferrovia, está sempre no cruzamento por onde passa o trem”, diz a nota.
“Este perímetro, no sentido Curitiba, funciona como um pátio de manobras da Rumo, e nem todos os trens que se aproximam do cruzamento efetivamente o atravessam. Isso tornou inviável a sincronização com o semáforo. O assunto já foi discutido com a empresa Rumo, porém, nenhuma solução viável foi apresentada até o momento”, completa a nota.
Confira a nota da Rumo na integra:
A concessionária lamenta profundamente o acidente que resultou em um óbito na manhã desta quinta-feira (08/05), em Pinhais (PR). Um caminhão-tanque, de forma imprudente e em total desrespeito às leis de trânsito, atravessou a preferencial de uma Passagem em Nível devidamente sinalizada, levando à colisão que envolveu o trem e mais três veículos, além do próprio caminhão.
O maquinista do trem acionou a buzina e os freios de emergência, mas não foi possível evitar o impacto devido ao peso e tamanho da composição. Equipes da concessionária foram rapidamente mobilizadas, enquanto o Corpo de Bombeiros prestou os primeiros atendimentos às vítimas. Os demais feridos já estão sob cuidados médicos apropriados.
O tráfego ferroviário e urbano será restabelecido após a retirada dos veículos do local. As equipes seguirão com os trabalhos de limpeza e recuperação da via ao longo do dia. A concessionária ressalta que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a linha férrea sempre tem preferência, sendo infração gravíssima atravessar uma Passagem em Nível sem parar previamente.
E esclarece, adicionalmente, que a operação dos semáforos rodoviários adjacentes ao cruzamento ferroviário não são de sua responsabilidade.
A empresa informa que se empenha continuamente na conscientização e prevenção de acidentes, realizando diversas campanhas em vários municípios do Paraná. No entanto, mesmo com esses esforços, atitudes imprudentes infelizmente persistem. A concessionária reforça a importância do cumprimento das normas de trânsito, especialmente ao cruzar passagens em nível, e continua comprometida em intensificar suas iniciativas educativas para promover a segurança nas vias.