
- Atualizado há 5 horas
O 33º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (PMPR) deu início à utilização da Plataforma de Observação Elevada, um caminhão de comando e controle que funciona como um veículo autônomo e centro de monitoramento móvel. O principal objetivo da iniciativa é aumentar a presença ostensiva da PMPR por meio da tecnologia. (Assista mais abaixo a vídeos do aparelho em funcionamento)
O veículo, sob responsabilidade da Diretoria de Tecnologia e Inovação (DTI), está equipado com tecnologias de ponta, como câmeras de alta resolução e sistemas integrados. O monitoramento é garantido em tempo real, pois as tecnologias permitem a integração imediata das imagens captadas com os dados do local de atuação ou operação.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“São recursos tecnológicos empregados em prol da segurança pública, apoiando as ações do batalhão e de outras unidades da corporação. O 33ºBPM, que iniciou suas atividades há pouco mais de 90 dias, tem recebido apoio de todas as estruturas da PMPR, inclusive dos meios tecnológicos”, destacou o tenente-coronel Pedro Paulo Sampaio, comandante da unidade. “Essa integração potencializa nossos esforços operacionais, aumenta a segurança do cidadão e contribui para melhorar a percepção e os indicadores de criminalidade na área central de Curitiba”, concluiu.
Assista aos vídeos do funcionamento do aparelho:
INTELIGÊNCIA OPERACIONAL – O caminhão de comando tático tem um alcance operacional amplo: pode ser empregado em qualquer local do Paraná. Para garantir a comunicação, o veículo possui conectividade satelital, o que amplia sua capacidade de rede e permite que opere de forma independente da conectividade local. Os dados coletados são cruciais para subsidiar ações estratégicas de segurança pública. A integração é feita por meio de interfaces de captura, processamento das informações e imagens, com possibilidades de busca ativa em imagens gravadas.
TREINAMENTO ESPECIALIZADO – A operação do caminhão exige um treinamento técnico específico para os integrantes da DTI, onde cada operador possui função especializada. A precisão é vital, já que os operadores garantem que tudo o que é captado é transmitido ao vivo e em tempo real ao comandante de cada operação. Além disso, é possível integração com drones e as aeronaves do Projeto Falcão.
O caminhão foi empregado com sucesso em diversas situações, incluindo edições da Operação Verão Maior Paraná, prisões e apreensões, sendo frequentemente utilizado para atuação de policiamento de presença, intervenção em grandes eventos esportivos, como jogos de futebol, e aplicação em festas típicas regionais e outros.
SOBRE O 33º BPM – Criado em julho deste ano, o 33ºBPM atende cerca de 56 mil pessoas dos bairros Centro Cívico, Centro, Alto da Glória e São Francisco. A sua criação aumenta a presença ostensiva em áreas estratégicas e garante uma resposta mais ágil e eficaz às necessidades da população.