- Atualizado há 4 horas
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está avançando nas obras de duplicação em concreto da PR-412 entre Matinhos e Pontal do Paraná, em uma extensão de 14,28 quilômetros. A execução ultrapassou pouco mais de 3% nesse primeiro mês.
Nesta etapa inicial os serviços estão concentrados na terraplenagem das futuras vias marginais do trecho e na implantação de dispositivos de drenagem de águas. No canteiro de obras também está em andamento a armação e concretagem das aduelas pré-moldadas das galerias, que serão integradas no sistema de drenagem.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
No trecho em obras também estão sendo realizadas ações de limpeza, supressão vegetal e manejo ambiental, atendendo às condicionantes ambientais dessa empreitada.
Conforme as vias marginais forem sendo pavimentadas, o tráfego será desviado para elas, permitindo a demolição da pista da rodovia e execução do novo pavimento rígido de concreto, com placas de 21 centímetros de espessura.
Assista ao vídeo das obras:
A obra começa perto da ponte sobre o Canal de Matinhos e segue até o entroncamento com a PR-407, na localidade de Praia de Leste. Estão previstas novas pontes sobre o Rio Balneário e o Canal de Matinhos, além de um viaduto no cruzamento da rodovia com a Avenida Curitiba, substituindo uma rotatória no local.
Uma barreira de concreto vai separar as pistas duplicadas, enquanto canteiros separarão o eixo central das marginais, exceto por agulhas de entrada e saída.
As vias marginais terão sentido único, com estacionamentos, uma calçada para pedestres e ciclovia bidirecional cada uma. Iluminação viária será instalada na pista central, nas vias marginais, no viaduto e próximos às pontes, nos passeios e ciclovias, entre outros locais. A previsão é de concluir a obra em 2028.
*Com informações da AEN