- Atualizado há 3 segundos
As obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, atingiram 70% de execução, segundo o boletim técnico de julho. Entre as construções mais aguardadas pela população paranaense, o projeto registra avanços significativos nos acessos que ligarão a estrutura principal à PR-412, nos dois lados da Baía de Guaratuba.
Os acessos foram planejados para garantir fluidez no tráfego e integração com o novo sistema viário. O trecho do lado de Guaratuba conta com cerca de 940 metros de extensão, enquanto o lado de Matinhos possui aproximadamente 880 metros. Com isso, a ponte totaliza 3,07 km de extensão.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Em julho, um dos principais avanços foi a execução de contenções no lado de Guaratuba, incluindo solo grampeado, estaca raiz, tirantes e vigas de travamento, além da escavação para rebaixamento do morro na região de Caieiras. Conforme o Consórcio Supervisor da obra, estão previstas movimentações de 200 mil metros cúbicos de terraplenagem e execução de 50 mil metros quadrados de pavimentação, que compreendem reforço do subleito, sub-base, base e revestimento asfáltico.
No lado de Guaratuba, uma rotatória foi construída para dividir o acesso ao centro da cidade — que será remodelado futuramente — e à praia de Caieiras. O rebaixamento do morro visa melhorar a rampa existente, com contenções técnicas aplicadas numa área de aproximadamente 10 mil metros quadrados.
Já em Matinhos, as equipes avançaram na drenagem e terraplenagem dos ramos 500 e 600, que dão acesso à comunidade de Cabaraquara, margeando o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange.
O governador Ratinho Júnior destacou o ritmo acelerado das obras: “Estamos trabalhando dia e noite para concluir esse projeto grandioso no ano que vem. Com 70% da obra concluída, a ponte já desperta ainda mais expectativa na região, especialmente após o anúncio das novas obras de duplicação do acesso a Guaratuba pela BR-101, em acordo com Santa Catarina”, afirmou.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, acrescentou que a obra logo entrará na fase de colocação dos estais: “Vamos chegar ao fim do ano com obras aceleradas em todos os canteiros e com um desenho cada vez mais completo da estrutura”, afirmou.
Para a engenheira do DER-PR, Larissa Vieira, o avanço nos acessos garante que a tão esperada conexão aconteça de forma segura e eficiente: “Cada etapa concluída representa um grande passo no desenvolvimento da região litorânea, aguardada há mais de 40 anos”, ressaltou.
No trecho estaiado da ponte — a parte mais complexa da obra — a infraestrutura principal está finalizada, incluindo estacas, blocos de coroamento e pilares das torres. A execução das aduelas (segmentos da ponte) foi iniciada pelo método dos balanços sucessivos, com concretagem no local. Nos apoios 04 e 05, avançou-se nas primeiras aduelas com 11 metros de extensão total.
Até o momento, 58 estacas foram concretadas: 23 no trecho estaiado e 35 no pré-moldado, totalizando 64 previstas (24 estaiado e 40 pré-moldado).
Na superestrutura, 117 vigas longarinas pré-moldadas foram fabricadas, com 96 já lançadas nas travessas que formam o caminho da ponte, especialmente na curva junto à margem de Guaratuba. Também foram concluídas 10 pré-lajes de um total de 23 previstas para o trecho pré-moldado. Após a concretagem, essas lajes receberão o revestimento asfáltico para tráfego veicular.
A conclusão da Ponte de Guaratuba é uma das principais obras da infraestrutura do Paraná, impulsionando o desenvolvimento da região litorânea e facilitando a mobilidade para moradores e turistas.
Assista ao vídeo em que mostra o andamento das obras