PUBLICIDADE
Pico Paraná /
DIA A DIA

Vídeo mostra momento em que Roberto Farias chega até chácara em Antonina após cinco dias de mata

As imagens registram o instante em que Roberto, visivelmente debilitado, consegue pedir ajuda ao chegar à propriedade
(Foto: Reprodução de vídeo)
As imagens registram o instante em que Roberto, visivelmente debilitado, consegue pedir ajuda ao chegar à propriedade

Redação Nosso Dia

05/01/26
às
15:28

- Atualizado há 2 dias

Compartilhe:

Um vídeo de câmera de segurança mostra o momento em que Roberto Farias, de 19 anos, chega a uma chácara na área rural de Antonina, após passar cerca de cinco dias caminhando por mata fechada e regiões de extremo risco depois de se perder no Pico Paraná. Ele foi localizado na manhã desta segunda-feira (5) após andar 20 km na Mata Atlântica.

As imagens registram o instante em que Roberto, visivelmente debilitado, consegue pedir ajuda ao chegar à propriedade. O encontro colocou fim a dias de angústia da família e de uma das maiores operações de busca já realizadas na Serra do Ibitiraquire.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Roberto percorreu uma distância estimada em cerca de 20 quilômetros em linha reta, atravessando escarpas muito perigosas, mata fechada e rios cheios. As equipes inicialmente concentraram as buscas em áreas de possíveis quedas, mas, diante da ausência de vestígios, passaram a trabalhar com a hipótese de que ele estivesse caminhando, o que se confirmou.

Assista ao vídeo:

A região do rio Cacatu, bastante conhecida por atividades de boia-cross, chegou a entrar no radar das buscas, o que demonstrou o quão distante Roberto conseguiu avançar em relação ao ponto inicial da trilha.

Especialistas em sobrevivência apontaram que o conhecimento prévio de Roberto, que é socorrista e possui noções de fisiologia, foi fundamental para que ele mantivesse a calma e conseguisse sobreviver em um ambiente considerado impiedoso, mesmo para montanhistas experientes. O caso chamou atenção pelo nível de esforço físico e resistência envolvidos.

Após ser localizado, Roberto foi encaminhado ao Hospital Municipal de Antonina. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, ele chegou lúcido, com sinais de desidratação leve, hematomas nos membros inferiores e assaduras na região inguinal. O paciente recebeu profilaxia medicamentosa, reidratação endovenosa e passou por exames laboratoriais e de imagem, permanecendo em observação médica.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias