- Atualizado há 2 anos
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no Instagram, Facebook e Twitter
Imagem de uma câmera de monitoramento de um prédio mostra o momento da batida entre dois ônibus, no cruzamento da Travessa da Lapa com a Av. Visconde de Guarapuava, no Centro de Curitiba. O acidente aconteceu no último sábado e deixou 45 pessoas feridas, sendo que cinco permanecem internadas.
Pelas imagens, é possível ver que o acidente acontece por volta das 6h30 e o sinal está verde para o biarticulado, que vem pela Travessa da Lapa. O ônibus, da linha Fazenda Rio Grande/Curitiba, avança o cruzamento e atinge o outro veículo. Após a batida, imediatamente a imagem fica preta, devido à queda de energia pela colisão.
Das vitimas feridas, duas estão internadas no Hospital Evangélico Mackenzie e três no Hospital do Trabalhador. Entre os hospitalizados, está a mulher que ficou presa às ferragens e precisou amputar o pé. O acidente deixou mais de dois mil consumidores sem luz e danificou também a rede de internet no local. Empresas de internet e telefonia estão trabalhando para retomar o sinal, porém é algo complexo e que não há um prazo para ser finalizado.
A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar as causas do acidente. O prefeito de Curitiba Rafael Greca também determinou a apuração da responsabilidade de acidente com dois ônibus em Curitiba. Segundo a Guarda Municipal (GM), o motorista do ônibus da região metropolitana sofreu um mal súbito ao volante.
Além disso, haverá uma investigação paralela, já que durante o atendimento médico, houve furto de pertences de alguns passageiros.
Notas
Após o acidente, a Prefeitura de Curitiba se manifestou por meio de nota: “As informações são de que o ônibus metropolitano avançou o sinal na Avenida Visconde de Guarapuava e bateu no ônibus urbano, que seguia pela Travessa da Lapa. Até o momento foram contabilizadas 44 vítimas, que foram encaminhadas aos hospitais Hospital Evangélico, Cajuru e do Trabalhador, para onde foi levada uma mulher que teve o pé amputado. A Urbs disponibilizou um ônibus para apoio às vítimas. Com a colisão, um poste teria caído sobre o ônibus urbano, interrompendo o fornecimento de luz na região. Equipes da fiscalização da Urbs estão no local. O ônibus urbano possui câmeras e a empresa vai verificar se o equipamento não foi danificado no momento do acidente e pretende disponibilizar imagens para as autoridades competentes.“
O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp) também se manifestou por meio de nota à imprensa: “A colisão foi entre um veículo da Leblon, da linha metropolitana de Fazenda Rio Grande, e outro da Transporte Coletivo Glória, linha Santa Cândida/Capão Raso. Tão logo soube do incidente, o Grupo de Apoio da Glória se deslocou imediatamente ao local para prestar assistência aos feridos”.
Já a Prefeitura de Fazenda Rio Grande emitiu uma nota lamentando o ocorrido. “É com profundo pesar que a Prefeitura de Fazenda Rio Grande lamenta o terrível acidente ocorrido na capital, envolvendo dois ônibus biarticulados, o que resultou em mais de 40 feridos. (…) O prefeito Marco Marcondes está em contato direto com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, para investigar as circunstâncias desse acidente.
A prefeitura de Fazenda Rio Grande reafirma o seu compromisso com a transparência e a colaboração para garantir que todas as medidas cabíveis sejam tomadas”.