
- Atualizado há 16 segundos
Um vídeo divulgado pelo governador Ratinho Junior, na tarde desta terça-feira (27), mostra como deve ficar o viaduto inacabado do Contorno Leste, em São José dos Pinhais, que há décadas ficou conhecido como um “viaduto que não leva nada a lugar nenhum”. A estrutura, abandonada desde 1988, agora deve finalmente sair do papel e ganhar função viária.
No vídeo publicado nas redes sociais, o governador critica o abandono da obra e anuncia o início das ações para a recuperação e conclusão do viaduto. “Aqui é o Contorno Leste, que corta Curitiba e São José dos Pinhais. Esse viaduto é o viaduto do descaso. Foi feito em 1988, é um esqueleto que nunca foi feito. Não liga nada com coisa nenhuma, mais de 30 anos abandonado. Nós resolvemos acabar com esse descaso. A partir do dia 16 de janeiro começamos com a equipe que vai estruturar esta obra, através desta nova ligação que vai ter muito mais facilidade, agilidade e criando uma nova rota para a cidade de São José dos Pinhais”, disse.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Ratinho Junior também destacou que a intervenção faz parte de um esforço para destravar projetos históricos. “Mais uma vez o Governo do Paraná mostra respeito com o dinheiro público e retira do papel obras que nunca mais iam acontecer e hoje passam a ser uma realidade”, completou.
Assista ao vídeo:
A obra
A obra inacabada foi construída ao longo do Contorno Leste pelo extinto Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER) e nunca entrou em operação por falta de conclusão. Com o passar dos anos, o viaduto se tornou símbolo de políticas públicas mal executadas e do desperdício de recursos.
Agora, o Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), contratou um estudo para avaliação estrutural da edificação. A empresa responsável vai realizar levantamentos técnicos para verificar a integridade do viaduto e apontar a necessidade de reparos ou reforços estruturais. Esse trabalho já começa nesta semana e, na sequência, será contratada a execução da obra.
O investimento total estimado é de cerca de R$ 18 milhões. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais, que ficará responsável pelos acessos às vias existentes. Nesta fase inicial, não será necessária nenhuma intervenção no tráfego de veículos do Contorno Leste.
Quando concluído, o viaduto deve ligar duas regiões importantes do município: o bairro Roseira e o Complexo Renault ao bairro Afonso Pena e à Avenida Rui Barbosa. Atualmente, sem essa conexão, moradores dessas áreas são obrigados a utilizar diariamente o Contorno Leste para se deslocar dentro da própria cidade.