- Atualizado há 21 segundos
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem retirando uma carpa (peixe) do lago do Passeio Público, no Centro de Curitiba. A cena gerou indignação entre internautas e levou a Prefeitura de Curitiba a divulgar um alerta: pescar em parques da cidade é proibido por lei.
“Esses espaços são unidades de conservação que servem para proteger a fauna aquática. Por isso, aproveite a cidade com consciência. Preservar os parques é garantir qualidade de vida para todos”, destaca a nota da Prefeitura, divulgada nas redes sociais.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O Passeio Público, inaugurado em 1886, é o parque mais antigo da capital paranaense e abriga diversas espécies de peixes, aves e pequenos animais. O local é protegido por legislação ambiental, e a retirada de animais, mesmo que aparentemente inofensiva, pode causar desequilíbrio ecológico.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente reforça que ações como essa, além de ilegais, desrespeitam o patrimônio natural da cidade e podem ser punidas com multas.
A população é orientada a denunciar esse tipo de prática aos canais oficiais da Prefeitura, pelo Serviço 156, ou à Guarda Municipal, no 153.
Assista ao vídeo do momento em que homem captura a carpa