Alagamento /
DIA A DIA

Vídeo: Família perde tudo após chuva forte alagar casa no Vista Alegre

Cerca de 11 pessoas moravam no terreno que foi atingido
Foto: Reprodução
Cerca de 11 pessoas moravam no terreno que foi atingido

Redação Nosso Dia

01/12/25
às
19:22

- Atualizado há 2 minutos

Compartilhe:

Três famílias do bairro Vista Alegre, em Curitiba, perderam seus móveis e pertences após o terreno e as casas alagarem neste domingo (30). O alagamento ocorreu após uma chuva forte atingir a região norte da capital e criticamente o bairro no fim da tarde. A casa localizada na Rua Dona Herminia Lupion ficou submersa por dois metros de água, e os 11 moradores que moravam no terreno precisaram ser retirados com a ajuda dos vizinhos.

“Aqui moramos todos em família. Toda vez que chove acontece a mesma coisa”, relatou Michele Santos da Silva ao Portal Nosso Dia. Ela mora na mesma rua da casa, é sobrinha de uma das vítimas do alagamento e auxíliou no acolhimento das vítimas.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Segundo os moradores, é a terceira vez que o terreno é alagado em decorrência das chuvas, mas nessa ocorrência a situação foi mais crítica, móveis, documentos e elétrodomésticos foram perdidos pela água. Eles acreditam que o motivo dos alagamentos começa devido a um problema nas águas pluviais que passam pelo terreno atrás da casa, um buraco de mais de 2 metros que impede que a água passe pelas tubulações. O terreno está abandonado, e os donos são desconhecidos, impedindo o concerto da tubulação.

A família afirma que ligou para odos os orgãos responsáveis, mas não teve retorno por meios legais, não conseguindo uma solução para o problema. “Já pedimos ajuda para todo mundo, prefeitura, corpo de bombeiro… Mas eles sempre vão jogando a responsabilidade para outro lugar”, afirmou a familiar.

Os moradores passaram a noite em casa de amigos e familiares, e durante essa segunda-feira (01) se reuniram para realizar a limpeza e tentar salvar móveis e documentos do local. Após o alagamento de domingo os moradores ainda sentem medo a situação piorar com a previsão de temporais para a cidade nos próximos dias.

Temporal

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) as temperaturas ficaram acima dos 35°C em 20 estações meteorológicas no Paraná no domingo. As mais altas foram em Loanda (38,7°C) e Capanema (38,7°C). Também no domingo, as rajadas de vento mais fortes foram em Capanema (63 km/h às 22h30), Candói (62,3 km/h às 22h45), Curitiba – Santa Felicidade, medido pela prefeitura (61,6 km/h às 17h e às 17h40), e Planalto (Inmet) (79,2 km/h por volta das 23h). 

Os maiores acumulados de chuva de domingo foram em Cerro Azul, com 17,2 mm; Lapa 22,2 mm; Piraquara (Sanepar) 28,2 mm; Foz do Iguaçu 17 mm; Curitiba – Boa Vista (Prefeitura), 51,4 mm; Curitiba – Santa Felicidade (Prefeitura) 60,2 mm; e Curitiba – Vista Alegre (Prefeitura), 40,6 mm. Houve registro de granizo na Capital e em São José dos Pinhais. 

Confira o vídeo do alagamento no bairro Vista Alegre:

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias