- Atualizado há 1 semana
Curitiba recebeu, na manhã desta quarta-feira (26/3), segundo dia de programação do Smart City Expo Curitiba 2025, a primeira entrega feita por drone da história dos Correios. A ação em fase de testes é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba com a Atech, empresa da Embraer e responsável pelos sistemas de controle de voo da aviação em todo o país.
Assista ao vídeo que mostra a chegada do drone com a primeira entrega dos Correios:
A partir desta parceria, a empresa está autorizada a fazer testes práticos em Curitiba para o desenvolvimento de um inédito sistema de controle de “aerovias” que vai tornar realidade o serviço de entrega (delivery) com o uso de drones nas cidades, passando, com segurança, sobre pessoas. No evento, foi feito um voo simbólico de delivery com drone pelos Correios.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, destacou o privilégio da capital representar o Brasil neste momento importante. “Foi tudo feito com muito estudo e segurança e mostra que é possível sim fazer a entrega por drones, que é algo que vai se impor nas cidades do mundo. Estes primeiros drones, feitos no Brasil, carregam 35 kg. Entregas expressivas e isso é muito importante”, destacou.
Pimentel ressaltou como Curitiba é vanguarda na questão da tecnologia. “Orgulho de ser o piloto deste teste, que reforça a característica inovadora de Curitiba”, disse.
Marcos Paulo Paim, superintendente estadual dos Correios do Paraná, destacou que é um orgulho para a empresa participar deste projeto. “Não podíamos deixar de aproveitar e acompanhar o protagonismo que Curitiba tem. Estamos preparados para operacionalizar estas entregas quando for projetado. O Correios é uma empresa de credibilidade e que dá ainda mais para esse projeto”, ressaltou.
O CEO da Atech, Rodrigo Persico, lembrou que a iniciativa representa o futuro. “É pensar no futuro da mobilidade das entregas do Brasil. Fizemos esse belo teste e é a primeira de Correios do Brasil. Acredito que a liberação possa acontecer muito em breve. Temos o drone, temos o sistema e a capacidade de integração é mais rápida”, falou.