PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Vídeo: Começa obra do novo terminal do Capão da Imbuia; 100 mil serão beneficiados

O terminal vai beneficiar diariamente 49 mil passageiros do transporte coletivo
(Foto: Divulgação)
O terminal vai beneficiar diariamente 49 mil passageiros do transporte coletivo

Redação*

28/01/26
às
15:59

- Atualizado há 26 segundos

Compartilhe:

O prefeito Eduardo Pimentel assinou nesta quarta-feira (28/1) a ordem de serviço autorizando o início da construção do novo Terminal Capão da Imbuia, na Regional Cajuru. O terminal vai beneficiar diariamente 49 mil passageiros do transporte coletivo, ampliar a oferta de linhas de ônibus, proporcionar conforto, além de promover a requalificação da infraestrutura urbana do entorno, alcançando perto de 100 mil pessoas. 

A cerimônia contou com a participação de moradores da região e foi realizada na Praça da Rua da Cidadania do Cajuru. O novo terminal, disse o prefeito, é uma intervenção estratégica para o transporte coletivo, integrada ao eixo do Ligeirão Leste/Oeste (BRT) e com impacto direto na qualidade de vida da população.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

“Essa é uma obra estruturante do nosso transporte coletivo e que começa imediatamente. Curitiba é reconhecida nacionalmente pela capacidade de planejar e transformar projetos estruturantes em obras concretas. Esse terminal é um exemplo e com ele queremos possibilitar que a pessoas façam viagens mais rápidas de ônibus para poder ter mais tempo em casa com a família, estudar com os filhos, fazer um esporte, cuidar da saúde”, disse o prefeito.

O trabalho começa com a organização do canteiro de obras, a mobilização de equipamentos e os serviços de fundação e escavação do subsolo.

Assista ao vídeo da obra:

O investimento na obra é de R$ 46.435.779,94, financiado com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “É uma grande satisfação apoiar projetos de mobilidade urbana de alto impacto, em parceria com uma prefeitura técnica, qualificada e comprometida como a de Curitiba”, disse Leandro de Andrade Martins, representante do Ministério das Cidades no evento.

Estrutura moderna e sustentável

Construído ao lado da estrutura existente, em frente à Rua da Cidadania do Cajuru, entre as ruas Professor Nivaldo Braga e Professora Olga Balster, o novo terminal contará com técnicas construtivas inovadoras e terá placas fotovoltaicas para ser autossuficiente em energia.

Com 9.920 m² de área construída, contará com três plataformas, 22 pontos de parada simultâneos, bicicletário e áreas de serviço e comércio. A reestruturação ampliará a capacidade do terminal, que passará de 39 mil para mais de 49 mil passageiros por dia útil, atendendo 16 linhas de ônibus. No total, mais de 100 mil usuários do transporte coletivo serão beneficiados diretamente pela nova estrutura, já preparada para a futura operação de ônibus elétricos.

O projeto é de responsabilidade do Ippuc, com coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e execução do Consórcio RAC/CTG, formado pelas empresas RAC Engenharia S/A e CTG Construtora Ltda.

A Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag) será responsável pelo gerenciamento técnico, monitoramento social, supervisão ambiental e de segurança do trabalho. A obra conta ainda com acompanhamento do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal.

O prazo previsto para a execução das obras é de 20 meses. 

Moradores aprovam

Para Roseli Aparecida, a Rose Galega, como é conhecida a moradora que está há 54 anos no bairro Capão da Imbuia, o novo terminal era aguardado e vai promover um salto de qualidade para a comunidade. 

“Eu gosto de morar aqui, amo esse lugar porque vim menina. Esse terminal vai ser excelente para todo mundo, pode ter certeza que todo mundo vai ficar feliz”, disse Rose.

Yara Pereira Dias, moradora do Jardim Botânico, ficou feliz em ver inicio das obras que vão beneficiar o filho. Ele usa o transporte público diariamente. “É fundamental para a evolução da cidade, para o progresso, da mobilidade e assim por diante. O novo terminal vai facilitar bastante”, contou a moradora.

PRO Curitiba

O secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, destacou que a construção do Terminal Capão da Imbuia integra o pacote de grandes investimentos do PRO Curitiba, programa estratégico do plano de governo do prefeito Eduardo Pimentel. Segundo ele, o município já alcança, em 2026, quase dois terços dos investimentos previstos até 2028, resultado do esforço conjunto das equipes técnicas da Prefeitura. 

A presidente do Ippuc, Ana Zornig Jayme, ressaltou que a obra é o resultado de um planejamento integrado que sai do papel e se transforma em benefício direto para a população. 

*Com informações da Prefeitura de Curitiba

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias