- Atualizado há 44 segundos
Um adolescente em uma bicicleta pegou ‘rabeira’ e acabou sendo arrastado por um biarticulado, em Curitiba. O garoto sofreu uma queda e precisou ser ajudado pelo amigo, que também estava de bicicleta na canaleta.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O caso aconteceu na Av. República Argentina, no bairro Água Verde. Um vídeo (assista abaixo) registrado pelo motorista de um coletivo que vinha atrás viralizou nas últimas horas, o que motivou a Prefeitura de Curitiba a divulgar uma nota detalhada sobre os riscos de ‘pegar rabeira’ em ônibus e até mesmo trafegar pelas canaletas exclusivas ao transporte público da capital.
A informação inicial é de que o caso aconteceu nesta segunda-feira (20), mas a data oficial não foi confirmada pela Urbs.
O adolescente sofreu ferimentos leves, conforme as imagens. A bicicleta dele, no entanto, ficou parcialmente destruída.
Por meio de nota, a Prefeitura de Curitiba fez um alerta sobre o risco de se pegar rabeira em ônibus:
A Prefeitura de Curitiba faz um alerta para o crescimento dos casos de conduta perigosa de pedestres e ciclistas nas canaletas de ônibus da cidade. A circulação nestes locais, que é proibida, aumenta o risco de acidentes envolvendo ônibus do transporte coletivo.
A Prefeitura vem reforçando ações educativas para orientar a população sobre os perigos de trafegar nas canaletas. As ações também ocorrem com abordagem, com o apoio da Guarda Municipal e da Delegacia do Adolescente junto a grupos de ciclistas, muitos deles que organizados em eventos de “rabeira” nos ônibus, sobre as normas de trânsito e os riscos envolvidos em circular nas canaletas exclusivas.
As canaletas exclusivas para o transporte coletivo desempenham um papel fundamental na melhoria da mobilidade urbana, garantindo maior fluidez ao transporte público e contribuindo para a redução do congestionamento nas vias da cidade.
No entanto, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as canaletas são exclusivas para o uso do transporte coletivo. Somente veículos que realizam atendimentos de emergência em saúde e segurança pública estão autorizados a circular por essas vias. Ou seja, caminhar, pedalar ou praticar esportes neste espaço é proibido e bastante perigoso.
Direção Defensiva
Para tentar minimizar os riscos de acidentes, a Urbs reforçou o treinamento de motoristas na área de direção defensiva. Além das ações permanentes de reciclagem, vem sendo promovido um treinamento especial, que envolve todas as operadoras de ônibus da cidade e os 2,8 mil motoristas em atividade.
Ações Educativas
Além disso, a Setran desenvolve ações e campanhas educativas periodicamente. Os agentes concentram-se nos principais eixos do transporte coletivo para orientar e desencorajar essa prática. Panfletos informativos são distribuídos para alertar ciclistas e pedestres sobre condutas perigosas no trânsito. Além da ação dos agentes da Escola Pública de Trânsito (EPTran), também são realizadas operações integradas com a participação de fiscais da Urbs e guardas municipais