
- Atualizado há 11 segundos
Um avião comercial foi gravado fazendo a descida para pouso “de lado” no aeroporto de Navegantes, em Santa Catarina. A técnica, conhecida como “caranguejar”, foi necessária por causa dos fortes ventos no dia.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O vídeo foi registrado na quarta-feira, 5, quando o vento chegou a cerca de 67 km/h, mas só foi confirmado pelo aeroporto nesta sexta-feira, 7. Segundo a Motiva, concessionária responsável pela administração do local, a situação demandava atenção, mas ainda estava dentro dos parâmetros seguros para operação aérea.
Assista ao vídeo:
Hoje em navegantes SC. pic.twitter.com/599ecB85Tt
— fernandopamplona (@fdpamplona) November 6, 2025
Em nota, a concessionária explicou que, quando o vento sopra com força e em direção diferente da proa (parte da frente) da aeronave, o piloto ajusta o avião de modo que ele avance “de lado” em relação à pista, como um caranguejo. Esse movimento permite que o avião compense a força do vento cruzado (crosswind) e alinhe suavemente no momento do toque no solo.
“O piloto recebe as informações do vento e, com base na performance da aeronave e nos limites previstos, decide se é seguro pousar”, afirma Wilson Rocha, gerente do aeroporto de Navegantes.
A Motiva também destacou que as condições de vento podem variar entre a superfície e as camadas mais altas, o que faz com que o avião, ao se aproximar, corrija seu ângulo de forma dinâmica, situação que faz parte dos treinamentos dos pilotos, apesar de parecer estranho para quem vê de fora. O nome do piloto da aeronave não foi divulgado.
A Latam, companhia do voo em questão, também afirmou que o pouso ocorreu dentro dos parâmetros de segurança e que “adota todas as medidas técnicas e operacionais necessárias para garantir uma viagem segura a todos os seus passageiros.”
O pouso no litoral catarinense foi comentado nas redes sociais pela influenciadora de aviação e piloto Tati Mônico. “Tudo isso é feito com muita precisão e treinamento em simulador. Em aeroportos como o de Navegantes, onde o vento cruzado é frequente, pousos assim mostram toda a técnica e habilidade dos pilotos”.
O piloto e mecânico de aviação Lito Sousa, do canal de Youtube Aviões e Músicas, explicou anteriormente em suas redes sociais que os aviões voam “de lado” como forma de equilibrar a força do vento. “Aí quando ele está bem pertinho do solo, ele corrige o alinhamento, porque tem que tocar com as rodas retinho na pista. Parece estranho, mas é exatamente isso que garante um pouso seguro. Não se preocupe, não é um drift aéreo”, brincou.