
- Atualizado há 3 horas
A partir das 9h desta terça-feira (2/12), motoristas que circulam pela Avenida Victor Ferreira do Amaral, no sentido Curitiba-Pinhais, devem ficar atentos a uma nova mudança no trânsito. Para avançar na construção do novo viaduto entre os dois municípios, o fluxo que hoje passa pela ponte existente, que faz a ligação com a Rodovia João Leopoldo Jacomel, será desviado para a ponte recém-implantada no local.
A alteração é necessária para abrir novas frentes de trabalho e permitir a execução das fundações do viaduto, estrutura que vai modernizar a ligação entre Curitiba e Pinhais. Segundo a engenheira fiscal da obra, Marina Solek, a mudança é fundamental para manter o ritmo da obra. “O desvio nos dá condições de trabalhar com segurança na fundação do novo viaduto, uma etapa indispensável para a implantação da nova estrutura viária”, explica Marina.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O novo viaduto está sendo construído para eliminar pontos de congestionamento e proporcionar mais segurança e conforto a quem utiliza o trajeto entre os dois municípios. A intervenção inclui ainda a construção de duas pontes sobre o Rio Atuba, com 35 metros de extensão cada, além de novas calçadas acessíveis, ciclovias, iluminação pública, drenagem e paisagismo.
De acordo com a Manuela Marqueño, diretora do Departamento de Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, o impacto no trânsito com o novo desvio deve ser mínimo, já que duas faixas permanecerão liberadas, mesma condição atual. O desvio permanecerá até a conclusão das obras, prevista para setembro de 2026.
O local estará sinalizado e agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) vão orientar os motoristas durante a operação.
A obra faz parte do Lote 4, Pacotes 3 e 4, do projeto do Novo Inter 2, um dos mais importantes investimentos em mobilidade urbana da capital paranaense. O investimento é de R$ 68.797.559,49 e a previsão é de que os trabalhos, cuja ordem de serviço foi assinada em 28 de março, sejam finalizados em 18 meses.
O Novo Inter 2 beneficiará 181 mil passageiros diariamente. As obras, que ocorrem em diversas regiões da cidade, são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e gerenciadas pela Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag). O financiamento é realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Prefeitura de Curitiba.
As intervenções são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e integram o Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba), o maior da história da cidade, com mais de R$ 6 bilhões em investimentos previstos entre 2025 e 2028 pela gestão Eduardo Pimentel.
*Com informações da Prefeitura de Curitiba