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Viaduto da Victor Ferreira do Amaral vai receber vigas gigantes; transito terá interdição total por cinco dias

Durante cinco dias, será necessário fazer a interdição total de um trecho da via, entre o Supermercado Mufatto e o Colégio Militar do Paraná, em ambos os sentidos (Centro e Pinhais)
Nova etapa das obras do Complexo Tarumã. Curitiba, 20/02/2024. Foto: Ricardo Marajó/SMCS
Durante cinco dias, será necessário fazer a interdição total de um trecho da via, entre o Supermercado Mufatto e o Colégio Militar do Paraná, em ambos os sentidos (Centro e Pinhais)

Redação com SMCS

21/02/24
às
10:52

- Atualizado há 1 ano

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Vigas de concreto de tamanho colossal serão içadas do chão e colocadas sobre o viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, para a nova etapa da obra de alargamento da estrutura feita pela Prefeitura de Curitiba. As vigas têm de 30 a 43 metros e de 85 a 110 toneladas. Por segurança, o transporte e a acomodação das vigas vão exigir mudanças no trânsito da região.

Durante cinco dias, será necessário fazer a interdição total de um trecho da via, entre o Supermercado Mufatto e o Colégio Militar do Paraná, em ambos os sentidos (Centro e Pinhais). O bloqueio está programado para ocorrer de sábado (24/2) até quarta-feira (28/2). A mudança no trânsito também altera temporariamente linhas do transporte coletivo.

Veja como será o bloqueio:

(Foto: Divulgação)

A Avenida Victor Ferreira do Amaral será interditada no trecho entre o Super Muffato e o Colégio Militar do Paraná para a nova fase das obras do Complexo Tarumã, que inclui o alargamento do viaduto. O bloqueio total deste trecho será feito em ambos os sentidos (Centro e Pinhais) e vai ocorrer a partir das 6h deste sábado (24/2) até quarta-feira (28/2).

Para facilitar o tráfego e evitar transtornos, a Superintendência de Trânsito (Setran) elaborou diferentes opções de rotas alternativas. Agentes de trânsito estarão no local para orientar os motoristas.

“Serão cinco dias de bloqueio para o tráfego, com início no fim de semana, quando há menor fluxo de veículos. O ideal é que as pessoas programem suas rotas antes de saírem de casa e evitem a região nestes dias, se possível”, diz a superintendente de trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella.

Já a passagem de pedestres sob a estrutura será garantida pela empresa responsável pela obra, que fará um caminho seguro para quem passar pelo local. 

Os bloqueios totais serão executados apenas na Avenida Victor Ferreira do Amaral, s jem interrupção do fluxo de veículos que transitam pela Linha Verde.

Veja como serão os acessos durante a execução das obras.

Desvio sentido Centro (via Bairro Alto/Jd. Social)

Quem segue pela Victor Ferreira do Amaral no sentido Centro terá duas opções de desvio. A primeira alternativa é acessar a Rua Konrad Adenauer, ao lado do Shopping Jockey Plaza, e seguir pela Rua José Zgoda, a via local da Linha Verde e a Rua Raphael Papa, de onde será possível retornar à Victor Ferreira do Amaral e seguir ao Centro.

Desvio sentido Centro (via Cristo Rei/Capão da Imbuia)

Quem segue pela Victor Ferreira do Amaral no sentido Centro terá uma segunda alternativa, via Cristo Rei e Capão da Imbuia. Nesse caso, o motorista seguirá até as proximidades do Colégio Militar do Paraná, onde deverá fazer uma conversão à esquerda em um trecho que será aberto sobre o canteiro central da avenida para acessar as ruas General Polli Coelho, Governador Agamenon Magalhães, Urbano Lopes, Delegado Leopoldo Belczak e Nossa Senhora da Penha.

Para garantir maior fluidez, durante o período diurno, a Rua General Polli Coelho terá sentido único de circulação. Agentes de trânsito e placas móveis irão orientar quem passar pelo local.

Desvio sentido Pinhais (via Cristo Rei/Capão da Imbuia)

Para quem vai da Victor Ferreira do Amaral no sentido Pinhais, haverá três alternativas. A primeira é acessar à direita na Rua Frei Orlando até a via local da Linha Verde, em seguida as ruas Guilherme Born e Urbano Lopes, até a trincheira da Rua Roberto Cichon, que dará acesso à Governador Agamenon Magalhães, de onde será possível retornar à Victor Ferreira do Amaral.

Uma segunda opção para quem segue pela Victor Ferreira do Amaral no sentido Pinhais é virar à direita na Rua Affonso Penna, ao lado do Super Muffato, e acessar a Linha Verde, de onde poderá seguir via BR-277 ou pela trincheira da Rua Roberto Cichon.

Desvio sentido Pinhais (via Bairro Alto/Jd. Social)

Uma terceira alternativa para quem segue pela Victor Ferreira do Amaral no sentido Pinhais é acessar à direita na Rua Madre Leonie, logo após a trincheira da Avenida Nossa Senhora da Luz, em seguida as ruas Monte Castelo, Nossa Senhora da Luz e Fagundes Varella, e cruzar sob a Linha Verde, na trincheira da Rua Fúlvio José Alice, que dará acesso ao Bairro Alto ou à Rua Konrad Adenauer.

Detalhes da obra

Pelo WhatsApp da Prefeitura de Curitiba, o cidadão tem acesso a informações sobre a obra, como rotas de desvio, pontos de bloqueio, benefícios da obra e outras informações importantes sobre a intervenção. Basta clicar AQUI, enviar uma mensagem e seguir as instruções do atendimento automático.

Também para auxiliar os motoristas, a Superintendência de Trânsito repassará todos os bloqueios e opções de desvios aos aplicativos de trânsito, para que as intervenções estejam disponíveis em tempo real para os usuários.

Veja quais linhas de ônibus vão ter alteração:

Dez linhas de ônibus urbanas terão desvios por conta do bloqueio total de trânsito em trecho na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, para obras no viaduto sobre a via. O bloqueio deve durar cinco dias, de sábado (24/2) até quarta-feira (28/2). Neste período, a Urbanização de Curitiba (Urbs) vai implantar uma linha especial temporária, a X42- Cabral/Capão do Imbuia, para atender os passageiros que serão afetados pelos desvios.

Com a interdição do trânsito, terão desvios de itinerário as linhas 020-Interbairros II (horário); 021-Interbairros II (anti-horário); 022-Inter 2 (horário), 023-Inter2 (anti-horário); 307-B.Alto/Santa Felicidade; 372-Tarumã; 373-Alto Tarumã; 375-Sagrado Coração; 380-Detran/Vic. Machado; e 389-Mad.Tarumã/Augusta. Juntas, essas linhas transportam cerca de 16 mil pessoas em dias úteis. Serão desativadas as estações-tubo Colégio Militar e Praça das Nações.

Os passageiros estão sendo informados por meio de cartazes nas linhas sobre os desvios. Os mapas com as alterações podem ser conferidos aqui.

As linhas Interbairros II e Inter 2 são as que terão maior alteração de itinerário. Para a atender esses passageiros, a linha X42 -Capão da Imbuia/Cabral terá 23 km de extensão e saída de 13 em 13 minutos dos terminais Capão do Imbuia e Cabral nos horários de pico durante os dias úteis, com seis carros. Fora do horário de maior movimento, a linha vai operar com intervalo de 26 minutos. Aos sábados, com 24 minutos de intervalo e nos domingos, com 36 minutos. A linha vai atender a população dos bairros Cabral e Tarumã na Victor Ferreira do Amaral antes e depois do bloqueio. Confira aqui o mapa com o itinerário.

Linhas metropolitanas

A obra também provocará desvios em linhas metropolitanas D01-Piraquara/Santos Andrade, D02-T.São Roque/Santos Andrade e e CO3- Pinhais/Guadalupe, que são administradas pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep).

A interdição do trecho da Victor Ferreira do Amaral é imprescindível para possibilitar o início dos serviços de içamento das vigas longarinas do viaduto do Tarumã, uma etapa crucial no avanço do projeto do Complexo Tarumã. Com a ajuda de guindastes de grande porte, que serão instalados na via, as estruturas de concreto serão elevadas até a base do viaduto.

Vigas longarinas

A interrupção à passagem dos motoristas é imprescindível para possibilitar o início dos serviços de içamento e lançamento das primeiras 16 vigas longarinas sobre o viaduto. As vigas variam de 30 a 43 metros de comprimento e pesam, em média, 85 a 110 toneladas cada uma.

Com a ajuda de quatro guindastes de grande porte, que serão instalados na via, as estruturas de concreto serão elevadas até a base do viaduto. Nesta etapa, as vigas serão lançadas ao lado direito do viaduto, na proximidade do Colégio Militar e da Superintendência Regional do DNIT no Estado do Paraná.

As vigas longarinas serão dispostas longitudinalmente para dar suporte contínuo ao longo do comprimento do viaduto, que está sendo alargado para receber duas estações-tubo (uma em cada sentido) na parte superior e outras duas na parte inferior.

“As longarinas vão garantir a estabilidade estrutural, permitindo que o viaduto resista às forças externas, como vento e pressão das cargas veiculares”, explica Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.

De acordo com Rodrigues, a alteração no trânsito é fundamental para garantir a segurança de motoristas, pedestres e das equipes de trabalho. “São quatro guindastes de grande porte e a movimentação de peça gigantescas que darão estrutura ao novo viaduto. Não pode haver movimento na área de transporte e colocação das peças”, frisa o secretário.

Vigas transversinas

Quando as vigas estiverem posicionadas na base do viaduto, o passo seguinte será a execução das vigas transversinas, transversais às vigas longarinas e espaçadas a cada 10 metros. Os passos seguintes serão a execução da pré-laje e por fim da laje.

Depois de concluído, o viaduto dobrará de tamanho, passando dos atuais 24 metros de largura para 50 metros, assegurando três faixas de trafego de veículos em cada sentido, canaleta exclusiva para o transporte coletivo, espaço para as estações-tubo e calçada.

Mário Padovani, diretor do departamento de Pavimentação da Smop, destaca a complexidade dos trabalhos em execução.

“A força de trabalho equivale a construção de um novo viaduto na cidade. São duas novas estruturas, uma de cada lado, com pouco mais de 12 metros, que estão sendo construídas do zero e serão incorporadas à estrutura existente, resultando em um viaduto totalmente requalificado”, explica Padovani.

As vigas foram construídas, concretadas e pré-tensionadas dentro do canteiro de obras, instalado sob o viaduto.

Paralelamente ao cronograma de içamento e lançamento das primeiras vigas, as equipes seguem na execução das próximas 16 peças que serão posicionadas no lado oposto do viaduto. Além da preparação das ferragens e das formas para a concretagem das próximas vigas, continuam os trabalhos de pavimentação das vias que formarão a alças de aceso do novo viaduto.

Complexo Tarumã

Complexo Tarumã engloba as obras no Viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral – que permitirá a instalação das novas estações de ônibus, Tarumã e Victor do Amaral –  a requalificação de 12 ruas do entorno, das praças públicas Cova da Iria e Mauro Ferreira, além de novo paisagismo e iluminação. Novas calçadas planas e acessíveis e ciclovia também integram as melhorias.

Iniciadas em fevereiro do ano passado, as obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). A previsão de conclusão das obras é o segundo semestre deste ano.

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