PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Vereadores já podem votar projeto que proíbe fumar em parquinhos de Curitiba

Proposta de Laís Leão (PDT) encerrou sua tramitação nas comissões, após ser aprovada no colegiado de Saúde
Foto: Ricardo Marajó/SECOM
Proposta de Laís Leão (PDT) encerrou sua tramitação nas comissões, após ser aprovada no colegiado de Saúde

Redação*

15/08/25
às
7:35

- Atualizado há 8 horas

Compartilhe:

Em reunião realizada nesta quarta-feira (13) após a sessão plenária, a Comissão de Saúde e Bem-Estar Social votou 12 projetos de lei, liberando o trâmite de todos eles. Destaque da pauta, a proposta que pretende proibir o consumo de cigarros em parquinhos infantis públicos encerrou sua tramitação pelas comissões após receber o aval do colegiado e, agora, está pronta para ser votada pelo plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

De autoria da vereadora Laís Leão (PDT), o projeto altera a lei municipal 13.254/2009, que restringe o uso de produtos fumígenos em ambientes coletivos, adicionando o inciso XVII no artigo 1º da norma. A ideia é vedar não só o uso de cigarros, mas também dispositivos eletrônicos para fumar e outros fumígenos. Com a mudança, ficará proibido fumar em parquinhos infantis públicos e em seu entorno imediato: em um raio de cinco metros ao redor dessas áreas.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

O objetivo é garantir que esses espaços de lazer sejam livres de fumaça, promovendo mais segurança e bem-estar para as crianças e seus familiares. Na Comissão de Saúde, o parecer favorável foi dado por Lórens Nogueira (PP). “Ressalta-se que a exposição passiva ao fumo é especialmente danosa para crianças, conforme estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde do Brasil, que apontam uma maior incidência de doenças respiratórias, otites, alergias e agravamento de condições como asma e bronquite”, diz o voto.

Com a aprovação do colegiado de Saúde, o projeto de Laís Leão já pode ser incluído na Ordem do Dia, para dois turnos de votação.

*Com informações da Câmara Municipal de Curitiba

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias