A vereador Maria Letícia (PV) pediu vista, na manhã desta sexta-feira (6), ao parecer oficial do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Curitiba que analisa a conduta do vereador Renato Freitas (PT).

PUBLICIDADE
Vereador Renato Freitas (PT). Foto: CMC

O pedido de vista em comissões acontece quando o vereador precisa de mais prazo para, a princípio, estudar o texto em detalhes. O relator do Conselho, o vereador Sidnei Toaldo (Patriota), teria concluído o documento com o pedido de cassação do vereador, segundo o G1 Paraná. No entanto, esse parecer não foi lido de maneira oficial, justamente, pelo pedido de vista.

Vereadora Maria Letícia (PV). Foto: CMC

Para o Portal Nosso Dia, a vereadora Maria Letícia disse que ainda não pode explicar o que motivou o pedido. "Respeitando o rito do Conselho de Ética não poderei me manifestar até a reunião", disse.

A deliberação do parecer foi adiada para terça-feira (10) às 14 horas.

PUBLICIDADE

Motivação

Freitas é acusado de quebra de decoro por participar de uma manifestação contra o racismo na Igreja do Rosário dos Pretos, no Largo da Ordem.

Segundo a defesa, não houve prática de infrações ético-disciplinares ou abuso de poder de prerrogativas que caracterizam quebra de decoro parlamentar. Sobre a organização da manifestação, reitera que ela “foi coletivamente organizada por diversas frentes e organizações do Município de Curitiba, que partilharam do mesmo sentimento de indignação ante às mortes ocorridas [do congolês Moïse Kabagambe e de Durval Teófilo Filho no Rio de Janeiro]”.