PUBLICIDADE
Paraná /
POLÍTICA

Vereadora de cidade do Paraná é obrigada a usar gravata em sessões da Câmara Municipal

Parlamentar apresentou projeto para extinguir exigência de vestimenta masculina para mulheres
Foto: Reprodução
Parlamentar apresentou projeto para extinguir exigência de vestimenta masculina para mulheres

Redação Nosso Dia

15/02/25
às
8:50

- Atualizado há 1 semana

Compartilhe:

A vereadora de Arapoti, Maria Olívia Depizzoli Zacharias (PSD), precisou usar gravata durante todo o mês de janeiro para participar das sessões extraordinárias da Câmara Municipal, devido a uma exigência do Regimento Interno. A norma previa o uso obrigatório do acessório para todos os parlamentares, sem distinção de gênero.

Diante da situação, a vereadora apresentou, na primeira sessão ordinária do ano, em 3 de fevereiro, um projeto de resolução para alterar a Lei Orgânica do Município e extinguir a exigência. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos demais vereadores.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

“A imposição do uso obrigatório de gravata não levou em consideração a composição diversa da bancada legislativa, composta por homens e mulheres, com diferentes tradições e normas de vestuário. Este dispositivo impunha às vereadoras a necessidade de utilizar vestimenta tradicionalmente associada ao público masculino, o que, além de ser um símbolo de desigualdade de gênero, configurava uma norma desnecessária e limitadora para o exercício do mandato das vereadoras”, justificou Maria Olívia.

A informação foi divulgada pelo Portal aRede, que destacou que a parlamentar é a primeira mulher a ocupar uma cadeira no município desde a legislatura 2013-2016. As regras sobre vestimentas foram introduzidas na Câmara apenas em 2020, sem considerar a diversidade entre os legisladores.

Em discurso no plenário, Maria Olívia ressaltou que “nos pequenos detalhes estáo as maiores exclusões”.

Câmara se manifesta
Em nota, a Câmara Municipal de Arapoti afirmou que os vereadores do município estão sempre “abertos a atualizar as normas para garantir que todos os parlamentares sejam tratados com equidade, respeitando a diversidade e a modernização dos padrões”.

TÁ SABENDO?

POLÍTICA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias