- Atualizado há 9 meses
Para quem agarra uma confiança na prosa, o vereador de São José dos Pinhais Samuel Pinheiro mostra com as mãos a marca da sobrevivência. Fica bem abaixo do peito, na região central do abdômen, conhecida como epigástrio. É uma cicatriz proveniente de uma internação em plena pandemia, quando ficou 22 dias internado na UTI, sendo 14 dias em coma e completamente desenganado pela equipe médica. “Mas, graças a Deus, voltei à vida”, relembra. E voltou com propósito: ainda em fase de recuperação foi eleito vereador de São José dos Pinhais, com 1.579 votos. Samuel entende bem essa segunda chance que teve, e segue na percepção de que pode usar a política para melhorar vidas são joseenses.
A exemplo do que dizem por aí, nos quase 4 anos de atuação, o vereador entendeu bem as regras da vereança e vem cumprindo o desafio que é ser parlamentar em São José dos Pinhais, uma cidade que é a menina dos olhos do Estado do Paraná. Formado em Administração, pós graduado em Gestão Pública e também vice-presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Samuel Pinheiro se tornou o vereador que mais atraiu recursos para a cidade: todo são R$ 10 milhões destinados à saúde, educação, segurança, infraestrutura, turismo e geração de emprego e renda. “Esses recursos são tanto por emendas impositivas minhas, quanto emendas que vieram do Governo Federal, por meio do deputado federal Luizão Goulart, também deputados estaduais. Aprovei muitos projetos de lei, tenho essa sensação de dever cumprido, mas com o desejo de fazer mais”, defende.
E de fato, com a média de um por mês, Samuel Pinheiro apresentou cerca de 50 projetos de lei, e muitos deles voltados ao turismo. “Criei políticas públicas de turismo, uma lei que direciona o crescimento do turismo em nossa cidade, determinando várias formas de se fazer turismo de negócios, experiência, religioso e vários outras. Também fomentei o turismo por meio de investimentos, destinei mais de R$ 200 mil para divulgação da área”, explica.
Samuel ainda é autor do projeto de lei que criou um dos principais festivais da cidade: o do Pinhão. “A partir da oficialização no calendário de São José dos Pinhais, os empreendedores se unem para levar experiências gastronômicas de turismo, com base no pinhão. Isso fortalece o trabalho dele e amplia o alcance, trazendo pessoas de fora para cá”, defende.
Além disso, tem a caneta do vereador a criação da Bikeata, um passeio turístico, onde as pessoas têm a oportunidade de conhecerem a área rural, o Caminho do Vinho, as Rotas das Colônias, entre outros locais. “Por meio do nosso trabalho, possibilitamos melhorias em ruas e vias de acessos a esses locais importantes. Esse é o caminho, preparar a infraestrutura, oferecer oportunidade, para que os empreendedores da cidade desenvolvam seus negócios e crescimento”, garante o vereador.
Samuel parafraseia Martin Luther King Jr., ativista político norte americano, em seu discurso conhecido por ‘I have a dream’, e também diz ter um sonho: “Eu tenho um sonho, que é tornar nossa cidade um polo de visitação para o turismo. Profissionalizar e planejar essa cidade e, com isso, atrair mais turistas das mais diversas áreas”, completa.
Autor da Lei de Liberdade Econômica, Samuel tem uma linha forte de atuação no empreendedorismo. Essa é uma das leis atuais mais importantes para o comércio municipal, oportunizando ao comerciante os horários de abertura dos estabelecimentos, sem quebrar regras da Lei Trabalhista. “Essa lei abrange tanto a indústria, comércio quanto os serviços municipais, podendo se manter abertos em quaisquer horários, feriados, fim de semana, sem necessariamente uma autorização do município. Isso, claro, dentro do que é permitido e sem prejuízo aos trabalhadores. Isso vai gerar mais receita, mais renda e mais emprego também porque, necessariamente, haverá a contratação de mais pessoas”, explica o vereador de São José dos Pinhais, Samuel Pinheiro.
Para ajudar a fomentar os negócios das mulheres são joseenses, o vereador também criou e oficializou no calendário da cidade o Encontro do Empreendedorismo Feminino. A ideia é fortalecer mulheres donas dos próprios negócios e ajudá-las a expandir as vendas, por meio de uma construção de rede de contatos, o chamado, netwoorking.
“É minha função também fomentar e ajudar nos negócios das mulheres, ajudá-las a promover aquilo que praticam para que tenham cada vez mais liberdade econômica. Eu tenho defendido muito essa área, até porque eu venho do empreendedorismo e sei o quanto o incentivo ao empreendedor ajuda em avanços. Um empreendedor motivado vai crescer, gerar renda, riqueza ao município, resultado em mais empregos”, acredita Pinheiro.
Durante o mandato, Samuel Pinheiro optou em se licenciar da Comunidade Vida Plena, onde atuava há anos como pastor. Uma das bandeiras que também se destaca na atuação dele no Legislativo de São José dos Pinhais é a defesa pela liberdade religiosa.
“Sou pastor, mas hoje estou licenciado, embora continue atuando em várias frentes porque o ofício pastoral não é uma profissão, é um chamado, assim como na política. Essa minha experiência me faz entender que a política precisa ser mais humanizada, é preciso pensar mais nas pessoas”, acredita.
Segundo o vereador, a má política é feita de egos e vontades a serem atendidas. “Quem não é atendido faz ruídos, e isso faz com que pessoas se alimentem do ego. Saber lidar com isso é uma ciência, afinal acaba sendo uma experiência bem complexa. E a minha formação e a maneira como eu tenho olhado o mundo tem me ajudado bastante a colocar em prática essa mudança para uma boa política”, diz.
Samuel Pinheiro é autor da Lei 3.813 de 2021 que reconhece como essenciais os serviços prestados por entidades de caráter religioso. “Isso quer dizer que mesmo em meio a uma nova pandemia, como a que aconteceu na covid-19, as igrejas tanto evangélicas, católicas, espíritas e de todo cunho religioso, vão se manter abertas. Isso porque as igrejas ajudaram muitas pessoas nesse enfrentamento, seja com cesta básica, com atendimento psicológico, atendimento espiritual”, explica Samuel.
Hoje, há diversos estudos que relacionam a importância da igreja no enfrentamento à pandemia, em todo o mundo. “É por isso que as igrejas têm uma função muito importante no cuidado com o ser humano, de maneira geral”, completa ele.
Embora vice-presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais há quase dois anos, Samuel Pinheiro já atuou – por diversas vezes – como líder da Casa em situações de desafios. Ele também integra a Comissão de Urbanismo, Habitação, Serviços Públicos e Meio Ambiente e também a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Direitos Humanos. Ainda atuou como relator da Frente Parlamentar da Barragem do Miringuava, que discutiu as melhores formas de oportunizar um turismo responsável na Bacia do Miringuava.
Entre os colegas parlamentares, a reputação é que Samuel tem um perfil cauteloso e sensato. “Eu tenho uma premissa que eu não permito que ladrões de energia tirem a minha paz, e isso me ajuda muito na condução dos trabalhos da Casa. Tenho uma liderança forte e estou preparado para novos desafios, sempre ajudando os colegas, não passando em cima de ninguém, apenas sabendo onde quero chegar. Desejo que muitos colegas também queiram estar nesse movimento de bons tempos para a política, fazendo e buscando as melhores condições para a nossa cidade”, defende Samuel.
O futuro a Deus pertence, já diz o ditado. Mas no que depender do vereador Samuel Pinheiro, o futuro de São José dos Pinhais só tem um caminho: o do desenvolvimento.
“Precisamos continuar atraindo novas indústrias, mas também temos de atrair grandes empresas de distribuição. As gigantes, como uma Amazon, por exemplo, podem se instalar para fazer logística aqui, aproveitando nossa ótima localização. Melhorar a estrutura turística, ofertar melhores condições aos nossos empreendedores, há muito por fazer. Temos de expandir por meio de uma gestão eficiente e com planejamento. Ter vereadores atuantes é importante para esse processo”, finaliza.