Curitiba /
DIA A DIA

Vereador quer o Dia do Conservadorismo no calendário de Curitiba

A proposta, do vereador Olimpio Araujo Junior, visa incentivar reflexões sobre “conceitos tradicionais enraizados”
Dia do Conservadorismo pode ser criado em homenagem a data de nascimento de Olavo de Carvalho. (Foto: Matheus Bazzo/Divulgação)
A proposta, do vereador Olimpio Araujo Junior, visa incentivar reflexões sobre “conceitos tradicionais enraizados”

Redação com CMC

03/08/25
às
13:02

- Atualizado há 6 horas

Compartilhe:

Está em análise na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) o projeto de lei que pode criar o “Dia do Conservadorismo”. De autoria do vereador Olimpio Araujo Junior (PL), o objetivo é reconhecer “sua relevância histórica e cultural [do conservadorismo] para nossa sociedade”. Ele ressalta que a iniciativa também foi adotada em outras cidades do país, como o Rio de Janeiro, por meio da lei municipal 8468/2024

No projeto, a data seria celebrada anualmente no dia 29 de abril, passando a integrar o Calendário Oficial de Curitiba. O parlamentar alega que esta será uma oportunidade de “incentivar reflexões” sobre a importância, na visão do autor, de “preservar tradições e pilares fundamentais” da sociedade. 

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

“As ideias do conservadorismo são baseadas em conceitos tradicionais enraizados em uma sociedade, sendo muitas vezes influenciadas por princípios cristãos”, explica o parlamentar. Ele ainda aponta que também pode ser definido como a “defesa da manutenção da ordem social”, que supostamente já está tradicionalmente estabelecida na sociedade (005.00428.2025). 

Dia do Conservadorismo celebra o nascimento de Olavo de Carvalho

O autor do projeto, Olimpio Araujo Junior, informa que a data será estabelecida em homenagem ao nascimento de Olavo de Carvalho, filósofo, escritor, professor e influenciador político brasileiro. “Olavo foi um dos principais articuladores intelectuais do movimento conservador brasileiro no século XXI”, salienta.

O projeto foi protocolado no dia 26 de maio e já recebeu a instrução da Comissão de Constituição e Justiça, Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer e aguarda o parecer da Procuradoria Jurídica (Projuris). O passo seguinte é o parecer de admissibilidade das Comissões de Constituição e Justiça, que autoriza a tramitação da proposta pelas demais comissões temáticas da Câmara.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias