- Atualizado há 2 dias
A morte do biólogo Nelson Rebello, o ‘Oil Man’, no último sábado (29), repercutiu na sessão desta segunda-feira (31) na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), onde foi sugerida até mesmo uma estátua a figura icônica de Curitiba.
O vereador Eder Borges (PL) informou que apresentou três requerimentos à Prefeitura de Curitiba com este objetivo. Ele pede que o Executivo crie a chamada “Corrida Ciclística Oil Man”, a ser incorporada no calendário esportivo de eventos da cidade; faça a aquisição da bicicleta dele, para que ela seja incorporada ao acervo permanente do Museu Municipal; e promova um concurso público de escultura para seleção de projeto artístico destinado à confecção de uma estátua em sua homenagem.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Personagem icônico de Curitiba, Rebello ficou famoso por transitar, principalmente na região central, de sunga em sua bicicleta (seja qual fosse o clima), com óleo sobre o corpo. Ele foi adotado como um símbolo extraoficial da cidade e era chamado de “super-herói curitibano”.
Segundo o vereador, a ideia é que o passeio ciclístico faça parte da programação do Aniversário de Curitiba. “Poderíamos fazer um roteiro entre os parques, terminando na rua XV [de Novembro] com todo mundo empurrando a bicicleta, para lembrarmos essa lenda curitibana que foi o Oil Man. […] Ele marcou Curitiba, marcou nossa cultura pop. Foi uma figura folclórica e que Deus o tenha”, acrescentou Eder Borges.
João da 5 Irmãos (MDB) anunciou a coleta de assinaturas ao projeto de lei com a ideia de batizar o Velódromo de Curitiba como Nelson Rebello. O vereador chegou a protocolar a denominação, mas retirou a sua iniciativa para que a proposta seja coletiva. Os nomes de Rebello, do ex-vereador Ivan Ribas, que também faleceu neste sábado, e de Oscarlino Cadena de Lara, falecido na última quinta (27), foram incluídos no instante de silêncio observado no fim da sessão plenária.