- Atualizado há 6 meses
Um grupo de motoboys promete não realizar entregas pelo aplicativo iFood neste sábado (25) e domingo (26) em Curitiba, como protesto pelo não atendimento às reivindicações da categoria (saiba quais são no decorrer da reportagem). No último dia 6, o grupo fez uma manifestação no Centro Cívico e tinha conseguido uma reunião com a empresa de App para esta sexta-feira (24), mas como ela foi desmarcada uma nova manifestação foi definida.
Segundo vídeo publicado nas redes sociais por um motoboy, que se diz representante da categoria, o iFood só quis ganhar tempo e não atendeu as demandas da categoria.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Eles pediram 15 dias para uma devolutiva e afirmaram que teria uma reunião no dia 24. No dia 20, a representante do Ifood disse que não teria reunião e que mandaria a devolutiva por e-mail. Fizeram isso para esfriar nosso movimento, então vamos organizar uma manifestação para 25 e 26 para brecar tudo o que a gente puder. Vamos dar prejuízo ao Ifood. Enquanto não melhorarem nossa taxa, vamos parar”, disse.
Assista abaixo ao vídeo que já teve mais de 100 mil visualizações:
@lima_ctba CURITIBA VAI PARAR!!!!! #CURITIBA #cwbfood ♬ som original – Lima Ctba
Entre os pedidos da categoria ao iFood, estão Taxa mínima R$ 8,50 para motos, rota dupla valor de 2 entregas, acabar com agendamento e isenção da taxa de placa vermelha ou extinção. Além disso, os motoboys também pedem fim da promoção por zona promoção mínima pra r$5,00, que se abaixe o tempo de espera de 15min pra 10min ou chamar entregador somente quando estiver pronto o pedido, o aumento do valor da taxa de espera para metade do valor de entrega como era antes, o suporte mais eficiente quando houver cliente não localizado e, por fim, que se acabe com o bloqueio por rota rejeitada baixar os km para os entregadores de bike.
Sobre a manifestação, o iFood emitiu o seguinte posicionamento oficial:
O iFood mantém o compromisso de ouvir constantemente os entregadores e, no dia 9 de janeiro, abriu diálogo com as lideranças de Curitiba. Durante esse encontro, foi acordado entre as partes que o iFood daria uma devolutiva até o dia 24 de janeiro, com a análise dos pontos levantados.
O iFood reafirma que a carta-resposta com os pontos será enviada dentro do prazo combinado, demonstrando seu comprometimento com o diálogo transparente e responsável. Reforçamos que o iFood respeita o direito à manifestação e permanece aberto ao diálogo, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento de soluções que beneficiem todos os envolvidos em seu ecossistema.