
- Atualizado há 15 segundos
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi, afirmou nesta sexta-feira (21) que o Legislativo estadual adotará todas as medidas necessárias para apurar o episódio envolvendo o deputado Renato Freitas (PT), que envolveu em uma briga de rua na última quarta-feira. Segundo Curi, a Mesa Diretora já recebeu cinco representações formais relacionadas ao caso, e todas serão encaminhadas ao Conselho de Ética na manhã de segunda-feira.
Curi destacou que a condução do processo seguirá estritamente o novo Código de Ética da Casa, reforçando o compromisso com rigor, seriedade e celeridade.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Tenho recebido diversas indagações sobre o episódio que envolveu Renato Freitas. Já recebemos cinco representações contra o deputado. Na segunda-feira pela manhã, todas serão encaminhadas ao Conselho de Ética. Vamos agir com rigor e seriedade. Com o novo Código de Ética, vamos analisar esse episódio”, afirmou.
O presidente da Alep disse ainda que o Legislativo está comprometido a oferecer uma resposta rápida à sociedade.
“Quero garantir que a Casa do Povo vai agir com muito rigor e celeridade. Segurança jurídica, transparência e resposta rápida”, declarou.
Curi ressaltou que o caso será tratado como prioridade e que o comportamento em análise não representa o Parlamento paranaense.
“Esse episódio não reflete o Poder Legislativo, que defende a paz, a ordem e a celeridade na resolução das questões”, completou.
Com o encaminhamento das representações ao Conselho de Ética, os integrantes do colegiado deverão avaliar se abrem processo disciplinar contra o deputado. A tramitação seguirá os prazos estabelecidos no novo Código de Ética, podendo resultar em advertência, suspensão ou até cassação de mandato, dependendo da conclusão do relatório e da votação em plenário.
Saiba mais sobre o caso:
“Nem vítima, nem algoz”: Renato Freitas divulga vídeo após briga no Centro de Curitiba