- Atualizado há 4 horas
Na próxima quinta-feira (8/4), a Prefeitura de Curitiba dará início à campanha de vacinação dentro das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O ato simbólico para marcar o início das imunizações na rede municipal de ensino será realizado no CMEI Dona Francisca Wilsek (Regional CIC).
O objetivo é facilitar a vida das famílias, com as equipes de saúde diretamente nas unidades educacionais. “Essa é mais uma forma de mantermos a cobertura em alto nível”, afirma a secretária da Saúde, Tatiane Filipak.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
As vacinas ofertadas são as que compõem o calendário nacional de imunização. Para saber quais são as vacinas disponíveis pelo sistema público, é só acessar o site Imuniza Já Curitiba.
A secretária destaca que, além da estratégia de vacinação nas escolas, Curitiba oferece a imunização em 109 unidades de saúde. Os endereços e horários de funcionamento também podem ser conferidos no Imuniza Já Curitiba.
As famílias das crianças e estudantes da rede municipal de ensino curitibana já estão recebendo os pedidos de autorização para vacinar os alunos.
“É necessário que os pais ou responsáveis levem as carteirinhas dos pequenos para atualização e autorizem a aplicação dos imunizantes pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde”, explica o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto.
Os pais que quiserem podem ficar com os filhos nas escolas e CMEIs para acompanhar a vacinação, mas isso não é obrigatório.
A Campanha Nacional de Vacinação nas Escolas começou em Curitiba no último dia 14, pela rede estadual de ensino. No ano passado, a Secretaria Municipal da Saúde analisou mais de 80 mil carteiras vacinais de estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares de Curitiba e aplicou cerca de 25 mil doses na estratégia de vacinação nas escolas.
Na capital do Estado, as secretarias municipais da Saúde e da Educação mantêm parceria permanente com diversas ações de saúde nas escolas, que envolvem imunização, ações de saúde bucal, entre outras.