- Atualizado há 19 horas
A Secretaria Municipal de Saúde de Fazenda Rio Grande recebeu, nesta sexta-feira (16), o primeiro lote de vacinas contra a dengue, com 2.420 doses. O imunizante será destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme a orientação do Ministério da Saúde.
A vacina aplicada será a Qdenga, do laboratório Takeda, uma vacina tetravalente, composta por vírus vivo atenuado, que oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (1, 2, 3 e 4). Estudos clínicos demonstram que sua eficácia é de cerca de 80%, incluindo a prevenção de formas graves da doença e hospitalizações.
O esquema vacinal consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre elas. A vacinação é indicada tanto para quem já teve dengue quanto para quem nunca teve contato com o vírus, ampliando a cobertura e a eficácia da imunização.
Apesar da chegada da vacina, os cuidados de prevenção continuam sendo essenciais. A diretora da Vigilância em Saúde, Nelcelí Garcia, alerta que a população precisa manter a vigilância ativa contra o mosquito Aedes aegypti, eliminando qualquer foco de água parada que possa servir de criadouro. “A vacina é uma ferramenta importante, mas o combate ao mosquito ainda é a principal forma de interromper a transmissão da doença. Cada morador tem papel fundamental nessa luta”, enfatiza.
A vacina protege exclusivamente contra a dengue. Outras arboviroses, como zika e chikungunya, também transmitidas pelo Aedes aegypti, não são prevenidas por esse imunizante, o que reforça ainda mais a necessidade de manter as medidas de controle ambiental e prevenção no dia a dia.
A vacinação terá início na próxima terça-feira (20) em todas as Unidades de Saúde do município. Pais e responsáveis devem levar os adolescentes acompanhados de documento com foto e carteira de vacinação.
*Com informações da Prefeitura de Fazenda Rio Grande