- Atualizado há 1 ano
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no Instagram, Facebook e Twitter
A forte chuva, na noite desta segunda-feira (4), castigou os pacientes de dois equipamentos públicos de saúde de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Tanto o Hospital e Maternidade quanto a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rui Barbosa ficaram alagadas e prejudicaram o atendimento à população. Os dois equipamentos públicos passaram por reforma no ano passado. A Prefeitura de São José dos Pinhais informou que está trabalhando em ambos os locais.
Logo que a chuva começou, pacientes da UPA relatam (vídeo abaixo) que uma mistura de água e esgoto passou a voltar pelo encanamento dos vasos sanitários dos banheiros. O mau cheiro tomou conta da recepção e de uma sala de atendimento, onde pacientes tomavam soro e outras medicações.
“Olha só o que viraram os banheiros de água. Uma carniça que não dá para aguentar. E não é a primeira vez que acontece isso, que vergonha. Virou um lago,” relatou uma paciente, que gravou um vídeo enviado à redação do Portal Nosso Dia.
A UPA tem atendimento 24 horas e possui diversos equipamentos, como respiradores, monitores, raio-x, entre outros. Além de causar insegurança hospitalar aos pacientes, o alagamento pode comprometer o espaço físico da Unidade.
A reabertura da UPA Rui Barbosa aconteceu em março do ano passado, após reforma. Antes disso, ela passou quase seis anos de portas fechadas.
No Hospital e Maternidade de São José dos Pinhais uma situação muito parecida. A diferença é que, desta vez, a água veio de cima. A unidade, que também passou recentemente por reformas, teve uma das alas tomada pela chuva.
Em vídeos (assista abaixo) enviados ao Portal Nosso Dia é possível ver grande quantidade de água escorrendo pelo teto. Aos pacientes, os atendentes do hospital chegaram a relatar algo envolvendo as calhas do hospital. Ainda, segundo eles, não seria a primeira vez que a ‘cascata’ acontecia dentro do hospital.
A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde, informou ao Portal Nosso Dia que ‘os atendimentos na UPA Afonso Pena e Rui Barbosa, bem como no Hospital e Maternidade São José dos Pinhais, estão ocorrendo normalmente. A entrada de pacientes no Hospital e Maternidade São José dos Pinhais está sendo realizada pelo Pronto Socorro’.
Ainda, segundo a Prefeitura, a ‘administração municipal já está trabalhando nos locais para amenizar os danos estruturais em decorrência das fortes chuvas que atingiram toda a região’.