PUBLICIDADE
saúde /
DIA A DIA

UPA Fazendinha tem data de reabertura definida; unidade terá novo modelo de atendimento

O atendimento por busca direta na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fazendinha foi suspenso em novembro de 2020
Foto: Luiz Costa/SMCS
O atendimento por busca direta na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fazendinha foi suspenso em novembro de 2020

Luiz Henrique de Oliveira

30/05/23
às
12:44

- Atualizado há 2 anos

Compartilhe:

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Fazendinha, em Curitiba, será reaberta no dia 14 de junho. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (30) pela secretaria de Saúde Beatriz Battistella, durante audiência na Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

Segundo a secretária, a reabertura será em uma nova modalidade, para que casos menos graves sejam atendidos pela Central de Saúde da Prefeitura de Curitiba.

“A reabertura está marcada para dia 14 de junho, com a novidade de cabines dentro da UPA para atendimentos de casos verdes, considerados leves, para aqueles pacientes que aceitarem esse diagnóstico. É uma forma de agilizar o atendimento para casos que não são graves”, explicou.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas Fazendinha – Foto: Cesar Brustolin/SMCS

A secretária ainda detalhou que em agosto a UPA também receberá atendimentos de especialidades. “Isso começará em agosto para procedimentos de problemas crônicos e exames especiais”, concluiu.

UPA como hospital de retaguarda

Em novembro de 2020, o atendimento por busca direta na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fazendinha foi suspenso pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e passou a ser utilizada como uma retaguarda de leitos clínicos para o Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns.

A administração pública decidiu concentrar na unidade de saúde os atendimentos de casos de Covid-19, e a previsão era de que os atendimentos de urgência e emergência fossem retomados em dezembro de 2022.

À época, a prefeitura orientou que pacientes com demandas mais graves buscassem atendimento nas UPAs CIC, Pinheirinho e Campo Comprido.

“A decisão foi tomada devido ao avanço do número de novos casos após o feriado prolongado no início do mês, que gerou maior deslocamentos das pessoas e descuido das medidas de prevenção”, divulgou a SMS, em novembro de 2020.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias