
- Atualizado há 9 segundos
A Rua da Cidadania da CIC já está oficialmente em funcionamento. O espaço de 14 mil m², inaugurado neste sábado (15), reúne serviços municipais e estaduais para atender mais de 206 mil moradores dos bairros Riviera, Augusta, São Miguel e da Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A nova estrutura, a maior já construída para uma regional da cidade, integra o PRO Curitiba, maior programa de obras da história do município. Durante o evento, o prefeito Eduardo Pimentel reforçou o impacto da nova estrutura na vida dos moradores.
“É um grande shopping de serviços. São todos os serviços da Prefeitura reunidos — saúde, educação, geração de emprego, assistência social — e também serviços do Governo do Estado, como Copel e Sanepar, para que a gente possa disponibilizar o dia a dia da Prefeitura para quem mora aqui”, afirmou.
Pimentel destacou a importância simbólica da obra. “É um dia importante, um dia de festa. É um presente da cidade para a população. Hoje e amanhã temos atrações culturais, entretenimento e alimentação. Eu estou muito feliz como prefeito de entregar essa obra para nossa cidade.”
Ele também lembrou que a CIC tem população equivalente à de centenas de municípios paranaenses. “Entregar este prédio histórico é uma alegria muito grande. Além de ser um shopping de serviços, é um ponto turístico, porque ficou muito bonito. Tem Farol do Saber, praça com campo de futebol, iluminação, teatro da vila e descentralização da cultura.”
A nova Rua da Cidadania tem três pavimentos conectados a equipamentos públicos do entorno, como escola, Farol do Saber, Cras, praça revitalizada e teatro. O complexo também possui painéis solares que geram cerca de 240 kW de energia, suprindo parte significativa da demanda.
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi, elogiou o enfoque na descentralização dos serviços públicos.
“É o que eu sempre defendi: levar o serviço público mais próximo da população. A regional da CIC é uma das mais importantes de Curitiba. Aqui vivem pessoas que realmente utilizam os serviços públicos — saúde, educação, creche, escola municipal e estadual. Fico muito feliz de ver a Prefeitura levando esse serviço próximo da população”, declarou.
Ele reforçou ainda a relevância da harmonia política entre Prefeitura, Estado e Câmara. “É o que a população espera. Ninguém quer salvador, todo mundo quer gestor. Essa paz política construída pelo governador Ratinho Júnior é muito importante para Curitiba e para o Paraná viverem esse grande momento.”
O governador Ratinho Júnior também participou da inauguração e afirmou que a obra aproxima ainda mais o poder público das famílias da região.
“A história de muita gente que veio morar no Nossa Senhora da Luz se confunde com a história da minha família, que também veio do interior para tentar a vida na capital. Esse bairro se transformou em um dos mais importantes da cidade”, afirmou.
Ratinho Júnior adiantou que pretende instalar no local uma unidade do programa Poupa Tempo Paraná. “Queremos colocar todos os nossos serviços do Governo do Estado aqui dentro — desde carteira de motorista, emissão de RG e tantos outros — numa parceria com a Prefeitura.”
Ele também interagiu com crianças que utilizavam a quadra esportiva e sugeriu uma melhoria. “Se a criançada e os pais quiserem transformar a cancha em grama sintética, o secretário de Esporte do Estado libera o recurso para isso.”
A moradora Regina Leonor Bernardes, de 67 anos, comemorou a entrega. “Era a única região da cidade que não tinha uma regional e agora ficou maravilhosa. Creio que é a maior de Curitiba. Estamos de parabéns.”
A professora Nilza Ferreira da Silva de Mello também ressaltou o impacto comunitário da obra. “Eu achei ótimo. Precisava mesmo. Tudo o que a gente precisa fica aqui. É importante ver o espaço não só como serviços, mas como um lugar em que a comunidade se sente parte. A cancha de futebol e as áreas de lazer ajudam na formação cidadã. Está aprovado.”
A Rua da Cidadania da CIC já está aberta ao público, com serviços municipais e estaduais em operação e programação cultural durante todo o fim de semana.