- Atualizado há 1 semana
O programa de refinanciamento de débitos com a prefeitura, o Refizfaz, e o desconto para quem deseja pagar o IPTU 2025 com 25% de desconto estão chegando aos prazos finais de adesão.
O Refisfaz, que pode conferir até 100% de desconto nos juros e multas sobre débitos dos fazendenses com a administração municipal, encerra na próxima sexta-feira, dia 11/04. Já quem pretende pagar o IPTU 2025 com o desconto de 25% sobre o valor total, tem até o dia 10 de abril, quinta-feira, para realizar o pagamento.
E quem precisar retirar a segunda via do seu carnê do IPTU 2025, tem a possibilidade de usar os dois novos totens de autoatendimento da Divisão de Arrecadação de Fazenda Rio Grande. Mais um instrumento que visa facilitar o acesso do cidadão ao documento.
O REFIZFAZ
Para efetuar o parcelamento é preciso comparecer pessoalmente no Departamento de Arrecadação da Prefeitura Municipal de Fazenda Rio Grande, localizado na Rua Macedônia 315, ou através do Protocolo, no Prédio da Prefeitura. Não serão feitos parcelamentos por email. Também é obrigatória a apresentação de documentos pessoais e documentos que comprovem a posse do imóvel ou uma procuração.
Confira as opções de pagamento e parcelamento:
Lembrando que por determinação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, a partir de 06/03/2025, os débitos são encaminhados para o Cartório de Protestos de Títulos e para o Poder Judiciário através de Execução Fiscal.
Anteriormente, as dívidas ativas poderiam sofrer Execução Fiscal, porém, o cidadão não tinha seu nome incluído nos sistemas de proteção ao crédito, como o SPC e SERASA, ação que agora faz parte da norma.
O IPTU 2025
O IPTU 2025 está disponível para pagamento no portal da prefeitura e pelo aplicativo Minha Cidade. Os fazendenses que optarem pelo o pagamento à vista do tributo terão 25% de desconto e poderão efetuar o pagamento até o dia 10 de abril.
Os cidadãos também poderão fazer a opção de pagar o tributo em três vezes, com o desconto de 10%. Nesse caso, a primeira parcela pode ser paga até o dia 30 de abril.
Agora, quem optar por dividir o valor do IPTU em 9 vezes, sem nenhum acréscimo, tem até o dia 10 de abril para pagar a primeira parcela, com valor mínimo de R$50 por parcela.