- Atualizado há 2 horas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) aplica neste domingo (5) a primeira fase do Vestibular 2026, que será o maior dos últimos seis anos, reunindo 39.565 candidatos. O número representa um crescimento de 7% em relação à edição anterior e é o mais alto desde o processo seletivo de 2019.
As provas começam às 14 horas e serão realizadas em 11 cidades: Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Jandaia do Sul, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranaguá, Toledo e Joinville (SC). Os portões abrem às 12h40 e fecham às 13h30, sem tolerância para atrasos.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
A UFPR orienta que os candidatos verifiquem com antecedência o local de prova e façam print ou impressão do comprovante de ensalamento disponível no site www.nc.ufpr.br. No dia da prova, não haverá equipes para repassar essa informação nos locais.
Outro alerta é para que os participantes saiam de casa com antecedência, já que o Concurso Nacional Unificado, aplicado também neste domingo, poderá gerar trânsito intenso em várias cidades, incluindo Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.
Em Curitiba, a Urbs informou que a linha Fazendinha/PUC, que normalmente não opera aos domingos, funcionará de forma especial, ligando o Terminal Fazendinha à PUC, maior local de prova da capital. Haverá também uma linha extra entre o Terminal do Cabral e a PUC. A empresa recomenda que os candidatos consultem os horários com antecedência, já que as linhas dominicais têm intervalos maiores.
Para entrar na sala de prova, é obrigatório apresentar documento oficial de identidade com foto, físico ou digital. No formato digital, serão aceitos apenas RG Digital, CNH Digital ou e-Título, desde que acessados diretamente nos aplicativos oficiais — fotos ou prints não são válidos.
Os candidatos devem levar lápis, apontador, borracha e caneta preta transparente. É permitido levar água e alimentos leves, desde que estejam em recipientes transparentes e sem rótulo e não façam barulho nem exalem odor forte.
O uso de celulares, relógios, calculadoras, fones de ouvido e acessórios que cubram as orelhas é proibido.
Entre os mais de 39 mil inscritos, 3.177 participam como treineiros, e 36.388 concorrem a uma das 5.313 vagas distribuídas em 143 cursos de graduação.
A maioria dos candidatos (74%) optou por fazer a prova em Curitiba, totalizando 29.129 inscritos. As demais cidades somam: Londrina (2.596), Joinville (2.139), Maringá (1.355), Cascavel (1.324), Toledo (832), Guarapuava (599), Matinhos (510), Paranaguá (493), Palotina (415) e Jandaia do Sul (173).
Para garantir a realização do exame, a UFPR mobilizou 2.902 colaboradores entre fiscais, aplicadores e apoio logístico.
A lista de classificados para a segunda fase será divulgada em 28 de outubro, a partir das 18h. As provas da segunda fase ocorrerão nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, nas cidades-sede dos cursos escolhidos pelos candidatos.