PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Turistas do Natal de Curitiba esgotam reservas de hotéis em fins de semana de dezembro

Vários estabelecimentos da capital estão com reservas que chegam a 100% de ocupação nos fins de semana, a partir da segunda quinzena de dezembro
Quarto do Hotel Go Inn, que integra a Rede de Hotéis HCC, com vários estabelecimentos na capital. Foto: Rede HCC
Vários estabelecimentos da capital estão com reservas que chegam a 100% de ocupação nos fins de semana, a partir da segunda quinzena de dezembro

Redação com SMCS

03/12/25
às
14:30

- Atualizado há 3 horas

Compartilhe:

Além de encantar moradores, a programação de Natal de Curitiba 2025 atrai turistas de outros estados e países, impactando na ocupação de redes de hotéis na cidade. Vários estabelecimentos da capital estão com reservas que chegam a 100% de ocupação nos fins de semana, a partir da segunda quinzena de dezembro. Profissionais e estabelecimentos do setor hoteleiro comemoram a lotação máxima de ocupação durante a temporada natalina, que se confirma como a maior da história da cidade e do país. 

“Não temos dúvida de que a demanda por hotéis em Curitiba, neste fim de ano, ocorre devido ao enorme interesse de turistas pela vasta programação de Natal. Atrações como o Natal da Disney, inédito no Brasil, mais dias do Natal no Palácio Avenida e as demais atrações da festa despertam o interesse de visitantes agora em dezembro”, avalia Paulo Iglesias, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Paraná (ABIH-PR).

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Iglesias explica que o turismo na cidade tem três segmentos: corporativo, eventos e lazer. “Nos últimos anos, o turismo de lazer registrou crescimento em relação às demais categorias turísticas, principalmente na segunda quinzena do mês de dezembro, período de maior movimentação em atrações natalinas”, destaca o presidente da ABIH.

Recorde de reservas

A expectativa de várias redes de hoteleira da cidade é de um fim de ano de ocupação máxima, a partir da segunda quinzena de dezembro. 

Segundo levantamento da Rede de Hotéis HCC, que tem estabelecimentos com as bandeiras Qoya, Radisson, Go Inn e Quality, houve um aumento na procura de acomodações para a semana que antecede o Natal. Os registros de reservas confirmam, como vem ocorrendo nos últimos natais, que maioria dos turistas é de São Paulo, Santa Catarina e do interior do Paraná.

Recepção do Slaviero Hotel Curitiba Centro, próximo à Praça Osório. Foto: Divulgação

O Hotel Go Inn tem reserva de 100% de sua ocupação de acomodações para o fim de semana de 13 de dezembro e, atualmente, conta com 80% da sua ocupação para os demais dias do mês. 

O Hotel Quality prevê um preenchimento de 91% de sua capacidade nos finais de semana de dezembro. 

A gerente de vendas do Hotel Mabu, Ana Mainardes, também destaca o dia 13 como o ápice de suas reservas, até agora, com ocupação total de acomodações do Mabu Curitiba Business, localizado em frente  a Praça Santos Andrade, no Centro.

“Nós acreditamos que esta data se relacione com a grande quantidade de espetáculos e atrações de renome, que chamam atenção de diversos lugares do país. Nunca tivemos tantas reservas com grande antecedência para esta data”, revela Ana, que espera uma ocupação de 85% a 90% dos quartos disponíveis.

A Rede Slaviero Hotéis e Slim Hotéis, administrada pela Slaviero Hospitalidade, prevê também ocupação de 100%, por conta das reservas, nos fins de semana que antecedem ao Natal. 

“Neste momento, os hotéis mais centrais da rede estão com ocupações acima de 80% nos fins de semana devido ao espetáculos, em nossos estabelecimentos como Slaviero Hotel Curitiba Centro, Rockefeller by Slaviero Hotéis e Slaviero Curitiba Shopping)”, observa Ricardo Nielsen, diretor de Marketing, Vendas e Distribuição da Slaviero Hospitalidade.

    Welcome drink

    Em razão da ocupação máxima, as redes hoteleiras preparam programações especiais, incluindo cardápios variados e experiências imersivas, para que os hóspedes vivam a magia natalina da cidade. 

     “Como estamos localizados em frente ao Natal da Praça Santos Andrade, que reúne dois espetáculos (Abrace o Mundo e A Inesquecível Fábrica de Emoções), convidamos tanto os nossos hóspedes como o público para conhecerem nosso bar e restaurante. Assim todos podem celebrar e entrar no clima natalino, antes ou depois dos espetáculos”, conta a gerente de vendas do Hotel Mabu. 

    ‘Temos localização privilegiada para acesso às atrações, em especial do Centro, e um atendimento reforçado para acompanhar o aumento da demanda. Neste ano, preparamos ceias especiais para ambas as datas, com pacote de bebidas exclusivo e música ao vivo, buscando atender tanto ao público local quanto aos turistas que escolhem o hotel para celebrar”, completa o gerente-geral do Bourbon Hotel & Suítes Curitiba, Odair Gonçalves.

    Impacto econômico

    A previsão é que, este ano, o calendário natalino de 2025 atraia cerca de 2,4 milhões de espectadores, um crescimento de 10% em relação ao ano passado (2,2 milhões). Quanto aos turistas, são esperados 322 mil visitantes, enquanto no ano passado foram 292.789 turistas.

    Segundo dados do Instituto Municipal de Turismo (IMT), a movimentação de recursos deve chegar a R$ 439,8 milhões, que incluem gastos com hospedagem, alimentação, transporte, passeios e compras. Em 2024, foram R$ 399,9 milhões.

    “Essa ocupação de 100% de vários hotéis em dezembro confirma que Curitiba acerta ao atrair, promover e apoiar programações variadas o ano todo, como o Natal de Curitiba. porque essa é uma forma de colocar a capital nos holofotes nacionais do turismo e dos grandes eventos. Nós como poder público e todo o setor celebramos esse fluxo, porque os turistas ajudam a gerar empregos, movimentam renda e aquecem a iniciativa privada, quem de fato conduz o turismo o resultado da promoção de grandes eventos pela cidade”, ressalta o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinka.

    Hospedagem

    A capital paranaense conta com toda uma grande infraestrutura de hospedagem para os turistas. São mais 100 estabelecimentos e 17 mil leitos, entre hotéis, flats, pousadas e hostels, para os mais diferentes públicos. “O Centro de Curitiba reúne 63% dos estabelecimentos e acaba sendo uma região estratégica para se hospedar, pois no bairro estão vários cartões-postais curitibanos e, a partir da região, é possível explorar toda a cidade”, completa Swinka.

    TÁ SABENDO?

    DIA A DIA

    © 2024 Nosso dia - Portal de Noticias