- Atualizado há 2 anos
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui.
Uma turista de Curitiba, de 32 anos, morreu após sofrer uma queda de uma cachoeira em Salto dos Macacos, em Morretes, no Litoral do Paraná, na tarde do último domingo (26). A morte de Josiane Gomes Ovsiany Fuchs causa intensa comoção nas redes sociais.
Segundo o Corpo de Bombeiros, familiares relataram que a jovem caiu da cachoeira e bateu a cabeça. Houve dificuldade para o resgate devido ao local em que o grupo estava, especialmente pela falta de teto para pouso da aeronave.
Para conseguir chegar ao corpo, foi necessário que uma equipe de militares subisse o morro a pé. Por meio de nota, o Governo do Paraná lamentou a morte da turista e passou orientações de segurança para a realização da trilha:
“A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e o Instituto Água e Terra (IAT) lamentam a fatalidade ocorrida dentro do Parque Estadual Pico do Marumbi, no Salto dos Macacos, em Morretes, neste domingo (26).
Para acessar o local em que ocorreu o acidente, no alto de uma cachoeira de 40 metros, é necessária uma caminhada por trilhas de cerca de 3 horas.
O Corpo de Bombeiros do Paraná também orienta que a prática de fazer trilhas deve ser sempre com o acompanhamento de pessoas que já conheçam o local. É importante nunca ir sozinho e não tentar chegar perto da queda da cachoeira.
As Unidades de Conservação do Paraná são áreas naturais de proteção ambiental, que têm a função de resguardar o meio ambiente, suas populações e ecossistemas, preservando o patrimônio biológico existente. O IAT garante à população o uso sustentável dos recursos naturais de forma racional e ainda propicia às comunidades do entorno o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis.”