PUBLICIDADE
Paraná /
DIA A DIA

Turismo: Após obra, grande monumento do Paraná é reaberto ao público

A revitalização do Morro do Cristo, em Castro, foi oficialmente inaugurada neste domingo (28), em uma solenidade marcada por emoção, homenagens e memória histórica
(Foto: Divulgação)
A revitalização do Morro do Cristo, em Castro, foi oficialmente inaugurada neste domingo (28), em uma solenidade marcada por emoção, homenagens e memória histórica

Redação Nosso Dia

30/12/25
às
8:18

- Atualizado há 17 segundos

Compartilhe:

Um dos principais cartões-postais dos Campos Gerais voltou a receber moradores e turistas. A revitalização do Morro do Cristo, em Castro, foi oficialmente inaugurada neste domingo (28), em uma solenidade marcada por emoção, homenagens e memória histórica.

A cerimônia lembrou o legado do ex-prefeito Dr. Libânio Estanislau Cardoso, responsável pela construção do parque na década de 1960. Familiares do ex-prefeito estiveram presentes, incluindo o filho dele, o atual prefeito Reinaldo Cardoso, que recebeu autoridades e convidados no local.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

O parque será reaberto para visitação pública a partir do dia 2 de janeiro, com acesso gratuito. Já o restaurante começa a funcionar a partir de fevereiro, com almoço e jantar aos sábados e domingos.

“Agora o Morro do Cristo volta a ser um ambiente seguro e um espaço familiar de confraternização. Para mim, é um momento de muita emoção poder devolver à população este espaço tão bonito, construído na gestão do meu pai com a ajuda de várias famílias da cidade”, afirmou o prefeito Reinaldo Cardoso.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Barbosa, também destacou a importância da revitalização. “Neste ano já demos uma nova vida para a Prainha e agora chegou a vez da comunidade aproveitar este local tão bonito, com uma estrutura adequada”, disse.

Investimento de R$ 1 milhão

As obras começaram em setembro e foram executadas pelo Departamento de Obras e Serviços, com apoio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. O investimento foi de aproximadamente R$ 1 milhão, com recursos próprios do Município.

O restauro contemplou melhorias no quiosque do jardim central, no mirante e na praça da estátua do Cristo Redentor, um presente da comunidade castrense inaugurado em 1966 e que se tornou um dos principais símbolos da cidade, com vista panorâmica privilegiada.

(Foto: Divulgação)

O projeto incluiu ainda novo paisagismo, jardinagem, playground infantil, iluminação completa com lâmpadas de LED e uma obra de arte na parede do restaurante, com motivos paranistas, assinada pelo artista castrense Clayton Ramos.

O restaurante foi totalmente reformado e será operado pelo Restaurante Dona Edi, vencedor do processo de concessão pública. O espaço vai oferecer pratos típicos regionais e comida caseira. O restaurante já possui outra unidade em funcionamento na rua Doutor Jorge Xavier da Silva.

Novo horário e uso para eventos

Outra mudança importante é o novo horário de funcionamento do parque, que passa a ser das 8h às 20h, o mesmo do Parque Lacustre. O local contará com vigilância da Guarda Patrimonial e da Guarda Municipal.

Também passa a ser possível alugar o espaço em frente à estátua do Cristo para eventos, como cerimônias de casamento, ampliando o uso turístico e cultural do local.

Segunda fase

A revitalização terá uma segunda etapa a partir de julho de 2026. O projeto prevê a construção de um novo acesso pela rua Telles, permitindo a entrada de ônibus turísticos, além de uma escadaria para pedestres e novos espaços de concessão voltados ao turismo esportivo.

Outro destaque será a construção de um segundo mirante, voltado para o Parque Lacustre II. Segundo o prefeito Reinaldo Cardoso, o município também planeja retomar as obras do Parque Lacustre II e revitalizar o Educandário Manoel Ribas.

“Em 2027, queremos iniciar um grande projeto na área da antiga rede ferroviária, com espaços voltados ao turismo. Com isso, vamos consolidar Castro como um polo regional”, afirmou.

História e símbolo da cidade

Antes conhecido como Morro do Ferro, o local ganhou o nome atual em 1966, com a instalação da estátua do Cristo Redentor, com seis metros de altura, trazida de São Paulo. Assim como o Cristo do Rio de Janeiro, o monumento “abençoa” a cidade e oferece uma vista de 360 graus, ideal para apreciar o pôr do sol, o Centro Histórico e o Parque Lacustre.

Com a revitalização, o Morro do Cristo retoma seu papel como símbolo de fé, lazer e turismo no interior do Paraná.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias