
- Atualizado há 1 dia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que forças norte-americanas realizaram ataques militares contra a Venezuela e que o presidente do país, Nicolás Maduro, foi capturado durante a ofensiva e levado para fora do território venezuelano.
Segundo Trump, as ações ocorreram em Caracas e em outras três regiões do país. Explosões foram registradas em uma base militar na capital venezuelana, de acordo com relatos locais.
Em comunicado, o governo da Venezuela acusou os Estados Unidos de tentar impor uma mudança de regime para tomar recursos estratégicos, como petróleo e minerais, e afirmou que irá exercer o direito à legítima defesa, além de pedir apoio de países da América Latina e do Caribe.
A escalada de tensão se intensificou desde agosto, quando os EUA elevaram para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levassem à prisão de Maduro e reforçaram a presença militar no Mar do Caribe. Inicialmente, a Casa Branca afirmou que a mobilização tinha como objetivo combater o narcotráfico internacional. Posteriormente, autoridades americanas passaram a associar o governo venezuelano ao tráfico de drogas, acusando Maduro de liderar o chamado Cartel de los Soles, classificado pelos EUA como organização terrorista.