PUBLICIDADE
Curitiba /
SEGURANÇA

Trinta e sete menores são apreendidos e oito adultos presos durante operação de combate aos fura-catraca

Os menores foram encaminhados à Delegacia do Adolescente (DA), enquanto os maiores foram levados ao 7º Distrito Policial, todos sob acompanhamento da Guarda Municipal e da Polícia Civil
Fiscalização Fura-Catraca no Boqueirão. Curitiba, 22/10/2025. Foto: Ricardo Marajó/SMCS
Os menores foram encaminhados à Delegacia do Adolescente (DA), enquanto os maiores foram levados ao 7º Distrito Policial, todos sob acompanhamento da Guarda Municipal e da Polícia Civil

Redação*

23/10/25
às
7:29

- Atualizado há 13 segundos

Compartilhe:

A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, por meio do Departamento de Inteligência, com o apoio da Patrulha do Transporte Coletivo da Guarda Municipal de Curitiba, da Polícia Civil e da Urbs, realizou nesta quarta-feira (22/10) a 5ª Operação Fura-Catraca de 2025. A ação aconteceu na estação-tubo Coronel José Luiz dos Santos, na Regional Boqueirão.

Durante a operação, foram apreendidos 37 menores de idade e presos oito adultos por envolvimento em práticas relacionadas ao uso irregular do transporte coletivo.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Os menores foram encaminhados à Delegacia do Adolescente (DA), enquanto os maiores foram levados ao 7º Distrito Policial, todos sob acompanhamento da Guarda Municipal e da Polícia Civil.

Com esta ação de hoje, as operações Fura-Catraca já somam, em 2025, 76 menores apreendidos e 28 adultos presos. Novas operações estão previstas até o fim do ano. A inteligência da Guarda Municipal fará o levantamento dos pontos críticos indicados pela Urbs para que ações dessa natureza continuem reforçando a segurança e a regularidade do transporte coletivo. 

“É uma prioridade da Secretaria de Defesa Social que seja assegurado o bom funcionamento de todos os serviços públicos da Prefeitura de Curitiba e, portanto, nós continuaremos efetuando operações nesse sentido para que as pessoas se conscientizem que essa prática é danosa a toda a coletividade e não deve ser praticada aqui em Curitiba”, afirma o secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna. 

Segundo o coordenador de Fiscalização da Urbs, Geovane Ribeiro, a operação foi planejada em conjunto com a inteligência da Guarda Municipal e tem caráter preventivo e educativo.

“Estamos atuando em parceria para mitigar as invasões no transporte coletivo. Essas ações são fundamentais para garantir a segurança e evitar prejuízos à população que utiliza o serviço corretamente”, afirmou Ribeiro.

O coordenador destacou que, entre os menores apreendidos, muitos possuíam cartão-transporte ou passagem, mas mesmo assim invadiram as estações.

“A invasão encarece a tarifa e é uma forma de vandalismo. É importante que os pais conversem com seus filhos, orientem sobre o uso consciente e evitem que passem por constrangimentos, como serem chamados à delegacia”, alertou.

Barreiras

Além das ações de fiscalização, a Urbs iniciou a implantação de dispositivos contra fura-catracas em 62 estações-tubo da cidade. Estão sendo instaladas barreiras de aço para impedir a entrada irregular de passageiros nos ônibus.

A ação busca reduzir os prejuízos financeiros ao sistema de transporte público da capital causados pelas invasões, que já somam R$ 7,5 milhões em 2025.

*Com informações da SMCS

TÁ SABENDO?

SEGURANÇA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias