- Atualizado há 15 segundos
Um tremor de intensidade moderada foi sentido na tarde de sexta-feira (15), em Ponta Grossa, no Paraná, assustando moradores, mas sem causar feridos ou danos materiais. Bairros residenciais relataram o abalo e acionaram o Corpo de Bombeiros.
O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) registrou o fenômeno às 15h24, com magnitude 2,6 na escala Richter. Próximo ao horário do tremor, empresas mineradoras da região realizaram detonações controladas em mina, acompanhadas pelo Exército Brasileiro, procedimento que acontece em média a cada dois meses.
Pesquisadores do Observatório Nacional (MCTI) vão analisar os dados para determinar se o tremor teve origem natural ou foi resultado das explosões.
Histórico de tremores no Paraná
O estado já registrou outros abalos ao longo dos anos. Em 2017, tremores de magnitude 3,5 foram sentidos em cidades da Região Metropolitana de Curitiba, descritos por moradores como um forte barulho seguido de movimento breve, diferente das detonações comuns em minas.
O tremor também foi percebido em municípios vizinhos, sem causar feridos ou prejuízos. Segundo o Centro de Sismologia da USP, abalos sísmicos ocorrem semanalmente no Brasil, mas raramente são sentidos pela população.
Estudos indicam que a maior parte desses eventos ocorre devido a fraturas naturais na crosta terrestre, embora a proximidade de áreas urbanas possa aumentar a percepção do fenômeno. Casos recentes foram registrados em Londrina (2015-2016) e em 1º de janeiro de 2011, quando tremores originados na Argentina foram sentidos em cidades paranaenses e regiões vizinhas.