- Atualizado há 3 dias
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, assinou na manhã desta sexta-feira (28) a ordem de serviço autorizando a execução de novos pacotes de obras na via, que nas fases 3 e 4 compreendem a construção de um viaduto na extensão da Avenida Victor Ferreira e duas pontes sobre o Rio Atuba, na divisa entre Curitiba e Pinhais, além das vias marginais e sistema viário complementar, com encaixes e rotatórias.
A iniciativa eliminará o semáforo existente na divisa, garantindo maior fluidez no trânsito entre os dois municípios. Durante as obras, o tráfego nos dois sentidos não será interrompido. “Começam as obras do viaduto e duas ponte entre Curitiba e Pinhais, sem travar neste momento nenhuma pista do trecho, o que será muito importante para a população”, disse Pimentel.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, ressaltou a importância do trabalho integrado com a Prefeitura de Curitiba. “Obra fundamental e que está requalificando toda a mobilidade e é motivo de muita alegria a entrega desta importante obra. Já tivemos reuniões técnicas e esse trabalho integrado é motivo de satisfação, por esse olhar integrado entre Curitiba e Pinhais”, afirmou.
Já o prefeito de Piraquara, Marcos Tesseroli, o Marquinhos, o sentimento pelas obras na ligação entre Curitiba e Piraquara é de gratidão. “Gratidão é a palavra. A Estrada do Encanamento que trazia água de Piraquara para o Centro de Curitiba, que por muito tempo ficou sem asfalto, depois com pista simples, recentemente foi triplicada, e hoje a gente vê mobilidade. Cidadão de Piraquara sai um pouco mais tarde e chega mais cedo em casa”, destacou o prefeito.
O projeto visa melhorar a mobilidade e a infraestrutura viária na região, com a construção de um viaduto de 155 metros de comprimento que conectará a Avenida Victor Ferreira do Amaral (Curitiba) à Rodovia João Leopoldo Jacomel (Pinhais), além de duas pontes sobre o Rio Atuba, cada uma com 35 metros de comprimento, faixas de rolamento, proteções laterais e passeios para pedestres.
A iniciativa integra o Novo Inter 2, projeto de mobilidade da região financiado pelo Banco Internacional de Desenvolvimento (BID), e trará benefícios para milhares de usuários do transporte público e motoristas que circulam diariamente entre os dois municípios. Segundo a Prefeitura de Curitiba, que bancará e executará integralmente a obra, o investimento total gira em torno de R$ 68,8 milhões.