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A partir das 10h deste domingo (26), o trânsito na Avenida Victor Ferreira do Amaral passará por uma alteração temporária para dar continuidade às obras do novo viaduto Curitiba–Pinhais, no limite entre os dois municípios. O tráfego no sentido Curitiba–Pinhais será desviado para uma nova via marginal, recentemente implantada nas proximidades do cruzamento com a Rua Paulo Kissula, no bairro Capão da Imbuia.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), o novo traçado permanecerá em funcionamento até o fim da obra, previsto para setembro de 2026. Diferentemente de intervenções anteriores na avenida, a mudança não deve causar grandes impactos no fluxo de veículos, já que a nova marginal foi projetada para absorver o tráfego durante as próximas etapas. A via continuará operando com duas faixas por sentido, o que deve garantir fluidez ao trânsito.
“Esta é uma obra de alcance metropolitano, fundamental para melhorar a mobilidade entre Curitiba e Pinhais”, afirmou o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur. “Sabemos que as obras sempre trazem algum transtorno temporário, mas é importante lembrar que esses incômodos são necessários para garantir benefícios permanentes, como mais fluidez, segurança e conforto para todos que circulam pela região”, completou.
Para orientar os motoristas, agentes da Setran estarão no local desde as 7h da manhã, auxiliando na operação e no redirecionamento do tráfego.
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O novo viaduto Curitiba–Pinhais integra o Lote 4 (Pacotes 3 e 4) do Novo Inter 2, dentro do Programa PRO Curitiba — iniciativa que reúne R$ 6 bilhões em investimentos em obras estruturantes e sustentáveis em toda a cidade.
Com 155 metros de extensão e três faixas de tráfego por sentido, o projeto prevê também duas pontes paralelas sobre o Rio Atuba, que irão melhorar a fluidez da ligação entre Curitiba e a Região Metropolitana. Quando as pontes marginais forem concluídas, o tráfego será totalmente transferido para elas, permitindo a demolição da ponte atual e a construção definitiva do novo viaduto.
As obras incluem ainda a construção de uma rotatória estendida sob o viaduto, que substituirá o atual semáforo de cinco tempos, eliminando gargalos e aumentando a segurança. O projeto contempla também requalificação de vias e calçadas, nova iluminação pública, pavimentação e melhorias no sistema de drenagem.
O PRO Curitiba, considerado o maior programa de obras da história da cidade, abrange intervenções em áreas essenciais como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública e segurança. O investimento total, previsto para o período 2025–2028, é de R$ 6 bilhões sob a gestão do prefeito Eduardo Pimentel.