- Atualizado há 2 anos
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui.
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano (PSD), afirmou nesta segunda-feira (12) que voltou a cobrar a efetivação do novo concurso público para o ingresso de outros profissionais na Casa. A expectativa é que o certame atraia milhares de interessados para concorrer a cerca de 150 vagas em diversos setores da Alep.
A declaração de Traiano consolida a possibilidade de ocorrer um novo concurso público após 40 anos. Ele também voltou a afirmar que o certame deverá ser realizado até o final deste ano. Em março, a Alep firmou a criação de uma comissão que será responsável pelo concurso.
“Hoje, pela manhã, eu fiz a cobrança à equipe, reiterando nosso compromisso de podermos estarmos com o concurso público sendo efetivado até o final do ano. É um compromisso que assumimos”, disse o presidente da Alep, que ainda citou a necessidade de definir qual instituição aplicará as provas.
Para Traiano, o concurso deverá atrair “muita gente, de todo o Brasil” em um período em que “o grau de desempregados é muito grande”. A Alep, contudo, também deverá propor um Programa de Demissão Voluntária (PDV) aos funcionários que estão há mais tempo na Casa.
“Voluntariamente, os servidores poderão apresentar a possibilidade de deixar os cargos, com determinadas coisas que a Assembleia está trabalhando para oferecê-los. Hoje, temos 191 servidores efetivos. Como outros também se aposentarão, há a necessidade da realização deste concurso público”, disse o presidente em março.
O Brasil registrou a menor taxa de desemprego no primeiro trimestre deste ano, que finalizou em abril (8,5%), para o período desde 2015. Se comparado ao primeiro trimestre do ano passado, houve uma queda de dois pontos percentuais (10,5%).
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e foram divulgados no final de abril pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esse também é o segundo ano consecutivo em que a taxa de desemprego não cresce em relação ao trimestre encerrado em janeiro, como costuma acontecer nesse período. Em 2022, a taxa caiu 0,7%. Neste ano, manteve-se estável.