- Atualizado há 46 segundos
Após uma semana de temperaturas mais baixas, Curitiba e a Região Metropolitana devem ter um sábado (11) com sensação de calor e tempo instável. De acordo com o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar, a previsão indica variação de nuvens ao longo do dia, com maiores aberturas de sol no interior do estado e possibilidade de pancadas de chuva pontuais e irregulares, especialmente durante a tarde, quando ocorre o maior aquecimento.
“O destaque do dia será a elevação significativa das temperaturas máximas. Depois de vários dias com valores mais baixos, principalmente nas áreas centrais e leste do estado, as máximas deverão ultrapassar os 20 °C em todo o Paraná, podendo se aproximar dos 35 °C em municípios do Noroeste”, explica Barbieri.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Esse aquecimento está relacionado à formação de um sistema de baixa pressão no Sul do país, conhecido como ciclone extratropical, que favorece o escoamento de ar quente da região central do Brasil para o Paraná. Esse fenômeno contribui para a elevação das temperaturas em todas as regiões do estado.
Em Curitiba, as temperaturas devem variar entre 13 °C e 21 °C neste sábado. Ao final da noite, com a aproximação da frente fria associada ao ciclone, há chance de chuvas localizadas e ventos moderados, principalmente na faixa Oeste do estado.
O cenário muda já a partir da madrugada de domingo (12). As instabilidades provocadas pela frente fria começam nas regiões Oeste e Sudoeste, avançando em direção ao Nordeste e atingindo as demais áreas ao longo do dia.
Segundo Barbieri, o sistema deve provocar chuvas intensas e tempestades severas, com chuva forte, rajadas de vento em torno de 70 km/h, muita incidência de raios e possibilidade de queda de granizo.
“Os acumulados de chuva podem superar 50 milímetros, especialmente na metade Oeste do estado”, destaca o meteorologista.
A passagem da frente fria também deve trazer queda nas temperaturas e aumento da nebulosidade em todo o Paraná no início da próxima semana.