PUBLICIDADE
Brasil /
BRASIL

Taxa de desemprego chega a 5,2%, a menor desde 2012

O índice é o menor desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012
O índice é o menor desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012

Redação com Agência Brasil

30/12/25
às
10:19

- Atualizado há 2 horas

Compartilhe:

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 5,2% no trimestre encerrado em novembro, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O índice é o menor desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012.

De acordo com o levantamento, entre setembro e novembro, cerca de 5,6 milhões de pessoas estavam desocupadas no país. Este é o menor número de desempregados já registrado pela pesquisa, reforçando o cenário de melhora consistente do mercado de trabalho brasileiro.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Ao longo da série histórica, o maior contingente de pessoas sem emprego foi observado no trimestre encerrado em março de 2021, em meio ao auge da pandemia de covid-19, quando o país chegou a registrar 14,9 milhões de desocupados.

Ocupação em alta

A redução do desemprego veio acompanhada de um novo recorde no número de pessoas ocupadas no Brasil. Segundo o IBGE, o total de trabalhadores chegou a 103,2 milhões no trimestre encerrado em novembro, o maior patamar já observado.

Com isso, o nível de ocupação — proporção de pessoas com 14 anos ou mais que estavam trabalhando — atingiu 59,0%, o maior percentual da série histórica da Pnad Contínua. O resultado indica não apenas menos pessoas em busca de emprego, mas também um aumento expressivo da participação da população no mercado de trabalho.

TÁ SABENDO?

BRASIL

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias