PUBLICIDADE
Paraná /
DIA A DIA

“Sustentabilidade é desenvolvimento com cuidado à natureza”, afirma Ratinho Júnior em encontro do Cosud

Governador do Paraná destacou avanços na preservação da Mata Atlântica e reforçou compromissos ambientais durante o 13° encontro do Consórcio de Integração Sul-Sudeste, em Curitiba
Reunião dos governadores do Cosud destaca avanços na preservação da Mata Atlântica Foto: Felipe Henschel/AEN
Governador do Paraná destacou avanços na preservação da Mata Atlântica e reforçou compromissos ambientais durante o 13° encontro do Consórcio de Integração Sul-Sudeste, em Curitiba

Redação com AEN

19/08/25
às
16:30

- Atualizado há 3 segundos

Compartilhe:

O Paraná reforçou seu compromisso com a preservação da Mata Atlântica durante o 13° encontro do Consórcio de Integração Sul-Sudeste (Cosud), realizado no Teatro Guaíra, em Curitiba, nesta terça-feira (19). O governador do Paraná, Ratinho Júnior, afirmou que é possível conciliar desenvolvimento econômico e cuidado ambiental.

“Sustentabilidade é poder buscar o desenvolvimento econômico e social com o cuidado da natureza. É buscar este equilíbrio. O Paraná tem buscado fazer isso ao longo dos últimos anos, avançando bastante ao ampliar as áreas de florestas nativas, proteção de mata ciliar, repovoamento dos rios e investimento em energias limpas”, destacou Ratinho Júnior.

O evento também marcou a abertura da Conferência da Mata Atlântica e contou com a presença de governadores e vice-governadores dos estados das regiões Sul e Sudeste. Durante o encontro, os gestores apresentaram a Carta de Curitiba, documento que reúne compromissos conjuntos com políticas de preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e combate ao desmatamento ilegal.

Entre as ações destacadas, estão o plantio de cerca de 35 milhões de mudas nativas, a ampliação do monitoramento por satélite das áreas de mata, programas de educação ambiental, políticas de compensação financeira por áreas preservadas e a criação de novas Unidades de Conservação. Como resultado, o desmatamento da Mata Atlântica caiu de 29 mil hectares anuais em 2021 e 2022 para 13 mil hectares em 2023 e 2024, segundo o Relatório Anual do Desmatamento no Brasil, do MapBiomas Alerta.

Outros governadores também apresentaram ações de destaque. O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, falou sobre o compromisso regional com o plantio de 100 milhões de mudas, enquanto o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, comentou sobre os impactos de eventos climáticos e os pontos de deslizamentos mapeados. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, destacou medidas para reduzir riscos de barragens e fortalecer sistemas de filtragem de água.

Os participantes reforçaram ainda a importância de levar os resultados e experiências do Sul e Sudeste para a COP-30, que será realizada em Belém, em novembro, para fortalecer o debate sobre biomas brasileiros e estratégias de desenvolvimento sustentável.

“Esse é o trabalho conjunto que fortalece a cooperação entre Sul e Sudeste, desenvolvimento econômico e preservação ambiental, e prepara nossas regiões para os desafios das próximas gerações. O desafio é coletivo. Nenhum estado pode enfrentá-lo sozinho”, afirmou a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm.

O encontro reforça a integração de estratégias, tecnologias, dados e metodologias para aumentar a eficiência na fiscalização ambiental e ampliar a proteção da Mata Atlântica nas regiões que integram o consórcio.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias