
- Atualizado há 1 dia
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Guarda Municipal (GM), prendeu dois homens, de 20 e 21 anos, investigados pelo homicídio de Lucas Gabriel Marcondes de Lima, de 22 anos. A operação foi deflagrada nas primeiras horas desta terça-feira (6), no bairro Ipê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
A ação visou o cumprimento dos mandados de prisão dos dois suspeitos, identificados como executores do crime, e de outras seis ordens de busca e apreensão com o auxílio de cães de faro da PCPR. Em um dos endereços, foi apreendida a arma de fogo calibre 9mm utilizada no homicídio, a qual era ostentada em imagens publicadas nas redes sociais.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Os policiais também apreenderam cerca de meio quilo de cocaína e meio quilo de crack, dinheiro em espécie, celulares e carenagens da motocicleta empregada no crime.
Um terceiro investigado, de 24 anos, apontado como mandante do crime, não foi localizado e é considerado foragido.
O crime ocorreu na noite de 12 de dezembro de 2025, em frente à residência da vítima, no bairro Ipê. Conforme apurado, a vítima, que atuava no tráfico de drogas na região, teria sido atraída até o portão de casa sob o pretexto de uma suposta compra de entorpecentes, ocasião em que foi executada.
“As investigações avançaram a partir da análise de imagens de câmeras de segurança, que registraram a chegada dos criminosos em uma motocicleta azul. Um dos envolvidos desceu da garupa, aproximou-se armado da residência e efetuou os disparos no momento em que a vítima saiu ao encontro dos autores. O condutor da motocicleta realizou a volta na quadra e, após o crime, retornou para resgatar o atirador, fugindo do local em seguida”, descreve o delegado da PCPR Fábio Machado.
Conforme apurado, após a execução, os investigados teriam descartado a motocicleta em uma cava nas proximidades do bairro.
Com base nas imagens e em diligências investigativas, foram identificados e reconhecidos os autores, a atuação de cada um, bem como o mandante do crime. A PCPR também verificou que o homicídio foi motivado por disputas envolvendo o tráfico de drogas na região.
O condutor da motocicleta, de 21 anos, foi responsável por conduzir o veículo utilizado na execução e por armar a emboscada, tendo inclusive estado na residência da vítima cerca de 20 minutos antes do homicídio, jantando com ela. O autor dos disparos, de 20, possui antecedentes por roubo.
As investigações prosseguem, com análise dos aparelhos celulares apreendidos e aprofundamento das diligências para a completa elucidação dos fatos e localização do foragido.