
- Atualizado há 9 segundos
O Movimento Sul é Meu País se posicionou contra um projeto de lei que propõe conceder a Curitiba o título de capital do forró no Sul do Brasil. A proposta é de autoria da vereadora Vanda de Assis, do Partido dos Trabalhadores (PT), nascida em Campos Sales, no Ceará.
A coordenadora do movimento em Curitiba, Adriana Senter, fez duras críticas à iniciativa e direcionou suas falas à autora do projeto. Segundo ela, a proposta não dialoga com os hábitos culturais da população curitibana. “Uma vereadora petista quer que Curitiba seja a capital do forró no Sul. Vereadora nordestina quer impor a sua cultura aqui na nossa cidade. Você conhece algum curitibano que diz ‘vou sair de casa para dançar forró’? Curitiba não sabe dançar, não gosta de sair de casa à toa e quem dirá curtir um forró”, afirmou.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Adriana Senter também argumentou que a existência de casas noturnas ou eventos de forró na capital não significa que o ritmo represente a identidade cultural local. “Ter lugares aqui que toquem forró não quer dizer que o curitibano goste. Muitos dos que vão em forró aqui nem são de Curitiba, são de outros estados”, declarou.
Na avaliação da coordenadora, o projeto é irrelevante diante de outras demandas da cidade. “Ao invés de propor projetos que beneficiem o povo, a petista vem com propostas inúteis e sem sentido para nossa cidade”, disse.
Assista ao vídeo com as falas de Adriana:
As críticas se estenderam à trajetória da vereadora. “Ela já saiu da sua região para buscar qualidade de vida aqui, porque lá é só roubalheira. Chega aqui e quer fazer a mesma porcaria que fazem no Nordeste. É isso que esse pessoal do PT quer, acabar com a nossa cultura, as nossas tradições”, afirmou.
A coordenadora encerrou a manifestação com um discurso de mobilização regionalista. “Não podemos permitir isso, temos que lutar pela nossa região. Basta de tudo isso. O Sul é meu país”, concluiu.
Até o momento, a vereadora Vanda de Assis não respondeu ao vídeo de Adriana, que até as 14h40 desta sexta-feira tinha 13 mil curtidas. O espaço permanece aberto caso ela queira se manifestar.
Até o momento, a vereadora Vanda de Assis não se manifestou publicamente sobre as declarações do movimento.