- Atualizado há 1 ano
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no Instagram, Facebook e Twitter
A sugestão à Prefeitura de Curitiba que prevê a implementação da tarifa zero natalina total ou parcial no transporte público foi aprovada esta semana, na Câmara Municipal (CMC). A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população às áreas comerciais, às regiões centrais, com o intuito de fomentar as compras de Natal, incentivando a economia local, gerando mais empregos e maior arrecadação de impostos com o aumento das venda.
A proposição, do vereador Dalton Borba (PDT), busca também melhorar o trânsito na região central, pois com a tarifa gratuita do transporte coletivo, a circulação de veículos na região central deverá ser menor. O vereador afirmou que a tarifa zero natalina já foi implementada na cidade Rolândia, no interior do Paraná, vigente até o dia 24 de dezembro, e por isso o município de Curitiba poderia implantar medida semelhante para para melhorar a mobilidade nas áreas comerciais e centrais da cidade, diminuindo o alto fluxo de veículos nesse período do ano.
“ Esta medida visa incentivar o comércio local, fazendo com que haja maior geração de empregos e consumo, levando, inclusive, a uma maior arrecadação tributária. A medida está prevista na Constituição Federal, que prevê a mobilidade como um direito, além da geração de empregos como um principio da livre iniciativa, o que leva a concretude de medidas de erradicação da pobreza, que é fundamento da República” ,explicou Borba.
A iniciativa foi requerida pela associação comercial de Rolândia, e atendida pelo Poder Executivo. Neste mesmo contexto, Borba apresentou esta sugestão ao executivo, para que a prefeitura adote a Tarifa Zero Natalina também em Curitiba, para adotar total ou parcial, em determinados horários ou regiões, no transporte público de Curitiba, para que a população tenha maior acesso às áreas comerciais do município, além de melhorar o trânsito e fomentar as compras de Natal, incentivando a economia local e gerando empregos.
A sugestão aprovada pelos vereadores foi encaminhada à Prefeitura. Como é apenas uma sugestão, não há qualquer imposição para que a medida seja adotada.