PUBLICIDADE
Decisão /
POLÍTICA

Substituição na liderança de governo gera ruptura de partido no Parlamento Universitário da Alep

Troca articulada pela aliança ligada ao governo retira Angelina Martins da Unicuritiba como líder do governo
Deputado Bittencourt (UniCuritiba), Indicado a novo líder de governo do Parlamento Universitário. Foto: Orlando Kissner
Troca articulada pela aliança ligada ao governo retira Angelina Martins da Unicuritiba como líder do governo

Vitoria de Oliveira Santin* Especial Parlamento Universitário

22/07/25
às
11:22

- Atualizado há 1 semana

Compartilhe:

A deputada universitária Angelina Martins (Unicuritiba) deixou a liderança de governo do Parlamento Universitário 2025, da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep-PR). A parlamentar havia sido indicada na última semana para o cargo, pela governadora universitária Victória Bentes, do Inspirar. A mudança, anunciada na tarde desta segunda-feira (21), gerou atrito e separação interna dentro do partido UniCuritiba.

De acordo com informações apuradas pela equipe do Portal Nosso Dia, a articulação para tirar a deputada do cargo veio de dentro de membros de seu próprio partido. A decisão foi tomada em uma reunião interna, realizada entre as universidades participantes da Aliança, durante a manhã de segunda-feira (18), sem a presença da parlamentar. O deputado que assume a Liderança de Governo também pertence ao partido UniCuritiba, João Bittencourt.

Deputada Angelina Martins (UniCuritiba) no Plenário. Fotos: Valdir Amaral

Angelina foi surpreendida pela decisão, durante reunião para a escolha da bancada feminina no parlamento. A deputada criticou a mudança e associou o ocorrido a um ato de opressão política de gênero. “Os próprios integrantes da minha aliança, homens, se reuniram com a governadora. […] Era para termos 4 mulheres aqui em cima. Uma mulher como líder do parlamento”, criticou.

Sem se identificar, um deputado universitário revelou que a troca gerou ruptura dentro do partido UniCuritiba, composta por 4 deputados. O deputado Bittencourt nega ruptura dentro de seu partido, e afirma que a escolha foi feita para inserir uma representatividade melhor dentro do Parlamento. “Se a liderança acha, como um todo, que precisava de alguém que entendesse as necessidades da aliança e que eu posso representar a todos, eu fico honrado com esse convite”.

Victoria Bentes Governadora universitária(Inspirar), ao lado do novo líder de Governo Bittencourt (UniCuritiba). Foto: Orlando Kissner

Após assumir o cargo, o líder de governo presidiu a audiência pública sobre o Projeto de Lei IPVA Verde, que prevê redução da alíquota do IPVA para veículos movidos a Gás Natural Veicular GNV, elétricos e híbridos.

Em nota, a Bancada de Governo do Parlamento Universitário afirma que ‘a troca faz parte de uma mudança estratégica. E agradecem à parlamentar Angelina Martins e desejando sucesso ao novo Líder, reafirmando o compromisso com o diálogo e a articulação no Poder Legislativo‘, finaliza a nota.

*Sob supervisão da Equipe do Portal Nosso Dia

As reportagens sobre a cobertura do Parlamento Universitário (PU) fazem parte de uma parceria entre a Assembleia Legislativa (Alep-PR) e o Portal Nosso Dia. O objetivo é proporcionar aos estudantes de jornalismo que fazem parte do PU a vivência na prática do exercício da Comunicação.

TÁ SABENDO?

POLÍTICA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias