PUBLICIDADE
Brasil /
BRASIL

STF impõe a Bolsonaro 27 anos e três meses de prisão em regime fechado

Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal condenou ex-presidente por cinco crimes relacionados à trama golpista
Foto: Isac Nóbrega/PR
Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal condenou ex-presidente por cinco crimes relacionados à trama golpista

Estadão Conteúdo

11/09/25
às
19:33

- Atualizado há 28 segundos

Compartilhe:

Depois de formar maioria para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por todos os cinco crimes atribuídos a ele na denúncia da trama golpista, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) definiu o tamanho da pena. Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de reclusão em regime inicial fechado.

Segundo a decisão, ele deve cumprir 24 anos e 9 meses de reclusão e 2 anos e 6 meses de detenção, ou seja, em regime semiaberto ou aberto.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Além disso, a Primeira Turma do STF também aplicou ao ex-presidente uma multa de 248 salários-mínimos. O valor exato ainda será calculado no processo. É considerado o valor do salário mínimo vigente à época dos crimes e depois o total é atualizado até a data do pagamento.

Bolsonaro foi condenado por cinco crimes – organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado contra o patrimônio da União.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, sugeriu a pena e foi acompanhado por unanimidade. O ministro Luiz Fux, o único que defendeu a absolvição de Bolsonaro, não votou sobre a dosimetria.

  • Jair Bolsonaro: 27 anos e 3 meses de reclusão em regime fechado;
  • Mauro Cid (delator): 2 anos em regime aberto;

TÁ SABENDO?

BRASIL

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias