- Atualizado há 2 anos
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no Instagram, Facebook e Twitter
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD,) afirmou que a maior qualidade que tem é a teimosia e foi isso que fez com que a Ponte de Guaratuba enfim saísse do papel. É um sonho que começa a se tornar realidade a partir da manhã desta sexta-feira (27), quando foi dado o pontapé inicial para os trabalhos do consórcio vencedor da licitação.
Em discurso em Guaratuba, acompanhado de secretários de Governo, deputados e prefeitos, o governador falou que trata-se ‘apenas’ de uma ponte de cerca de 1,5 km, mas que é cheia de símbolos.
“É apenas uma ponte, mas cheia de simbolismo do Paraná. Faço meu reconhecimento a todos os governadores que tentaram, mas não é simples. São tantos interesses contrários, que você desiste no caminho. A minha sorte é que eu tenho coragem e, principalmente teimosia, pode ser defeito para alguns, mas eu vejo que a teimosia é maior que qualquer outra qualidade que eu tenho. Minha teimosia encorajou toda nossa equipe para essa grande obra”, afirmou o governador.
Ratinho Junior destacou ainda a importância que a obra terá para o desenvolvimento das cidades irmãs; Matinhos e Guaratuba. “Não era possível duas cidades com o mesmo coração não estarem unificadas por uma simples ponte. Não era racional não fazer uma ponte de 1,5 km. Por isso, hoje é uma vitória da união do paraná, dos políticos, associações comerciais e todos os envolvidos. Por isso, estou com minha esposa e filhos aqui, mostrando essa união do Paraná pela ponte”, destacou.
O governador ainda ressaltou no discurso outros investimentos previstos para o Litoral do Paraná. “Daqui a pouco estarei aqui (Guaratuba) para dar a ordem de serviço para a duplicação da Estrada de Garuva, estamos contratando também o projeto da engorda de Guaratuba. Ainda, levando a Ponte de Valadares, em Paranaguá, e fazendo toda revitalização de Pontal do Paraná. Sem deixar de lado Antonina e Morretes, nossas cidades históricas”, concluiu.
A construção da ponte resolve um dos principais gargalos de infraestrutura do Litoral do Paraná. A obra foi licitada no final de 2022 e o consórcio vencedor foi o Nova Ponte. O investimento na obra será de R$ 386,9 milhões, com prazo total estimado para execução de 32 meses. Ao todo, entre ponte e vias de acesso, a extensão do projeto chega a 3,07 quilômetros